Saúde

Paciente que aguarda há quase quatro anos por TFD reclama de demora para receber benefício e realizar cirurgia: ‘minha perna não vai mais mexer devido ao tempo’

Um paciente identificado como Renato Almeida, denunciou à reportagem nesta terça-feira (10) a demora de quase quatro anos para receber o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para realização de uma cirurgia na perna.

Em relato, Renato contou que em Julho de 2019, ao voltar de um sítio ele foi vítima de um acidente de trânsito.

O acidente

“Estava chovendo naquele dia. E aí um motorista freou para falar com alguém que vinha na pista da direção contrária. Em um descuido topei no veículo parado na pista do RR-205.

Após três meses internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) Renato chegou a ir cinco vezes para a sala de cirurgia. No entanto, ela nunca ocorreu.

“Em todas as cinco vezes eu fui frustrado, porque fique esperando lá sem me alimentar e quando era em cima da hora eles inventavam alguma coisa; ‘ah não tem material, o médico não veio'”, disse.

Contudo, ele disse que ainda neste período uma equipe do hospital o comunicou que a cirurgia não poderia ocorrer no Estado.

“Disseram que eu tinha direito ao TFD [Tratamento fora de domicílio] vou te dar os documentos e tu vai para o TFD. Então me deram alta e eu vim para casa, acamado e estou até hoje esperando essa cirurgia.” explicou.

A espera

Conforme Renato, ele e a família desde então buscam informações sobre o seu caso. No entanto, não há respostas da Sesau.

“Quando foi agora há dois meses atrás, tive uma crise renal. Meus rins pararam, porque eu tinha um problema de cistos e como fiquei muito tempo acamado isso agravou. Estou fazendo hemodiálise, minha vida está parada.

‘Erros’

Renato também disse que em uma avaliação, ele descobriu que um dos laudos médicos para a liberação do seu TFD havia sido feito de forma errada por um dos médicos que o atendeu.

“Quando fiquei hospitalizado, um dos laudos que haviam feito de TFD estava totalmente errado. Fiquei triste e chorei. Meu filho está crescendo sem mim, meu trabalho que eu perdi. Estou sendo cuidado pelos outros e devido ao tempo minha situação é irreversível, minha perna não vai mais mexer e tive crise de depressão” disse.

Justiça

Assim, Renato disse que depois de dois anos esperando a TFD ele entrou na Justiça contra o governo.

“Fiz uma rifa para arrecadar dinheiro e entrar na Justiça para gastar com advogado. A minha advogada ganhou só que o Antonio Denarium (PP) inclusive a mulher dele na época das eleições veio até a minha casa pedir apoio mas eu disse que não ia apoiar e ela me bloqueou. E ele vem negando e recorrendo pagando multa diária. Já entramos até com danos materiais porque minha vida parou.”

Citado

A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima sobre o caso. Por meio de nota, A secretaria de Saúde (Sesau) disse que o TFD do paciente depende da disponibilidade de uma vaga em outro estado em uma unidade de Saúde. Disse também que Renato foi inserido na fila do SUS após nova avaliação em dezembro do ano passado.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

IFRR oferta 180 vagas para Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Línguas Indígenas

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de outubro

5 minutos ago

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

60 minutos ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

2 horas ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago