Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) - Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo
Uma paciente da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon-RR) procurou o jornalismo da Rádio 93 FM para relatar dificuldade para marcar consultas.
A mulher, que preferiu não se identificar, terminou um tratamento contra o câncer de mama e agora precisa fazer uma avaliação oncológica a cada três meses. No entanto, segundo ela, um novo sistema tem complicado a marcação de suas consultas.
“Antigamente, a gente saía do consultório e se tivesse que retornar com um mês, dois meses, três meses, não importava, a gente saía com a consulta marcada. Agora mudaram de sistema. Ficam mandando a gente ir no fim do mês para marcar para outro mês. Aí a gente chega lá no fim do mês e já não tem mais vaga para o outro mês. E tem que ficar indo lá repetidas vezes para conseguir essas vagas”, explicou a mulher à Rádio 93FM.
A paciente precisa fazer um retorno em outubro. Então, como orientada, foi até o local neste final de mês para tentar marcar sua avaliação, mas já não havia mais vagas. Agora, ela vai precisar de uma solução alternativa para conseguir a receita de uma medicação que toma diariamente.
“Eu preciso de uma medicação que acaba em outubro e não tem mapa, não tem vaga. Eu acho que vou ter que comprar, vou ter que pedir para alguém solicitar a receita. Alguma coisa eu vou ter que fazer”, disse.
Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse que o sistema de marcação de consultas, bem como todo o fluxo, seguem a orientação do Ministério da Saúde. E são comuns a todos os estados brasileiros, inclusive Roraima.
A pasta informou ainda que a unidade possui especialistas suficientes para o atendimento das demandas dos pacientes.
Fonte: Rádio 93FM
Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…