Saúde

Pai de adolescente com autismo denuncia cancelamento de atendimento em centros de acompanhamento de saúde mental do governo

Stelio Darso Messias é pai de um adolescente de 14 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele procurou a reportagem nesta terça-feira (5) para denunciar o cancelamento nos atendimentos do jovem em centros especializados em saúde mental administrados pelo Governo de Roraima.

De acordo com Stelio, o jovem começou um acompanhamento em novembro do ano passado pela Unidade Integrada de Saúde Mental (Uisam), no entanto, já com um retorno agendado, o pai e o adolescente foram até a unidade e, no local, a equipe informou que o atendimento estavam suspenso.

Transferência

Ainda de acordo com Stelio, o adolescente recebeu encaminhamento para o Centro de Atenção Psicosocial III, localizado na Av. Ene Garcês. Ao chegar lá, o pai do adolescente descobriu que não tem atendimento para o jovem no local.

“Mandaram então o meu filho, para o CAPS e lá ele foi atendido só uma vez. Falaram também que iriam entrar em um acordo para saber se realmente ele iria continuar sendo atendido no CAPS […] falaram que não tem condições de fazer o atendimento dele porque o local era para pessoas adultas e ficou um disse e me disse e meu filho tem que ser atendido”, explicou o pai.

Dessa forma, Stelio disse ainda que o adolescente tentaria uma vaga no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência. No entanto, ele explicou que o local é de difícil acesso para a família.

“A gente não tem transporte. O Custo é bem caro e fazer os atendimentos lá, Mas já tentei atendimento para meu filho lá [Centro de Atenção Especial] e todas as vezes estavam lotados [ as vagas]”

O pai disse que o adolescente recebeu o diagnóstico do transtorno aos 5 anos.

“Ele recebeu diagnósticos de autismo aos 5 anos e desde então tem sido acompanhado. Porque então não mandam o cadastro dele de volta para o Uisam que fica muita mais fácil? A gente não tem a quem recorrer,” desabafou Stelio.

Citado

O Roraima em Tempo entrou em contato com Secretaria de Saúde (Sesau) para posicionamento sobre o caso, que por meio de nota disse que a transferência do paciente para o CAPS ocorreu em decorrência de adequação nos atendimentos. Disse ainda que o paciente será atendimento na próxima semana no local.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

8 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

8 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

8 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

9 horas ago

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

9 horas ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

11 horas ago