Saúde

Pai relata dificuldade para vacinar filho contra Covid em Bonfim

Um professor, de 36 anos, procurou o Roraima em tempo nesta sexta-feira (4) para denunciar a demora na vacinação infantil contra a Covid-19 no município de Bonfim, Norte de Roraima.

O educador conta que buscou um posto de saúde nesta quinta-feira (3) para o seu filho de 8 anos tomar a primeira dose da vacina.

Ao chegar, os funcionários do local o informaram que por conta da baixa procura pela vacinação infantil no município, não poderiam aplicar a dose.

“Me passaram a informação que eles não podiam dar só para uma criança, que a procura estava super baixa aqui. Eles disseram que eles precisavam de pelo menos 10 crianças para poder abrir (a embalagem) e não perder vacina. Eles estavam vendo a logística dessas vacinas para as crianças”, explicou.

Do mesmo modo, o professor diz que por conta do negacionismo no município, ele está sendo prejudicado.

“Eles pegaram meu telefone, as informações do cartão do SUS do meu filho para me avisar quando, mas só que não me deram data. Eu fiquei indignado com essa questão. Eu estou pagando o preço pelo negacionismo que está rolando nesse município. As pessoas não querem a vacina nos filhos deles, mas eu quero. Eu não tive direito de vacinar meu filho devido a isso”, desabafou.

Festejo e hospital em reforma há mais de dois anos

Mesmo em meio à pandemia e com o único hospital do município em reforma há dois e meio, a prefeitura realiza o “XXX Festejo de Bonfim”.

O evento teve início nessa quinta-feira (3) e segue até amanhã (5). A estimativa é de 30.000 pessoas para este sábado, o último dia da festa.

Por conta disso, o Ministério Público (MP) pediu à Justiça que multasse a prefeitura por manter o festejo. De acordo com o promotor Raphael Talles Pereira, foi considerado que o município não tem estrutura para receber os pacientes diagnosticados com Covid-19 após o evento. Pois, o sistema de saúde do local já está precário e o Hospital Pedro Álvaro Rodrigues está com as obras atrasadas.

No entanto, o MP teve o pedido negado. De acordo com o Juiz Phillip Barbieux, a precariedade do sistema de saúde não é um motivo para o impedimento do evento.

Citada

Conforme a Prefeitura de Bonfim, a vacinação de crianças contra a Covid-19 ainda não foi aberta para todas as idades.

Os imunizantes são ofertados neste momento apenas para crianças de 11 anos a 5 anos com comorbidades e crianças de 11 anos e 10 anos sem comorbidades, em razão do número de doses enviadas ao município pelo Governo de Roraima.

A gestão ressalta ainda que uma nova remessa de imunizantes chegou ontem (3) a Bonfim, permitindo a ampliação da vacinação de crianças para todas as idades, de 11 anos a 5 anos, sem comorbidades, a partir da próxima segunda-feira, 7.

Fonte: Lara Muniz

Lara Muniz

Recent Posts

Sebrae Roraima promove festival cultural com música, espaços gastronômicos, vendas e exposições em Boa Vista

Evento é gratuito e vai acontecer entre os dias 25 e 27 de abril

12 horas ago

Saiba como aumentar segurança da sua conta Gov.br

Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta é uma das novas funcionalidades para…

13 horas ago

Juros do cartão de crédito sobem em fevereiro e atingem maior patamar desde 2017

Apesar da alta dos juros, em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional determinou um…

14 horas ago

Setores alimentícios e de transformação serão produtos-pilotos do Selo Verde

Escolha foi feita em reunião do comitê gestor do Programa Selo Verde Brasil

16 horas ago

História antiga: Deserto do Saara abrigou linhagem de populações isoladas

Genomas foram extraídos de esqueletos encontrados no abrigo rochoso de Takarkori, no sudoeste da Líbia

17 horas ago

Páscoa: Procon Boa Vista dá dicas para compras de doces seguras

Atenção aos preços, qualidade dos produtos e outras medidas importantes vão garantir boas relações de…

18 horas ago