Poça d'água e mofo nas paredes do Hospital Geral de Roraima - Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal
Em denúncia enviada ao Roraima em Tempo nesta segunda-feira, 7, a mãe de uma paciente internada no Hospital Geral de Roraima (HGR), denunciou a precariedade das instalações do hospital.
De acordo com o relato, a enfermaria onde Jamily Araújo Pereira está internada, apresenta goteiras que formam poças de água e mofo nas paredes do quarto. Além disso, o ar-condicionado não funciona.
Conforme a mãe de Jamily, identificada como Luciene Araújo, a filha sofreu um acidente de trânsito no ultimo sábado, dia 6, por isso, precisou ser internada no HGR. Entretanto, Luciene, que mora no interior do estado, só pôde ver a filha na manhã desta segunda, 7. Com isso, se deparou com a situação precária do local em que a filha está.
“Vim para cá para ficar com ela. Quando cheguei aqui, encontrei ela nesse leito, nesse estado. Fui pedir para as meninas da limpeza limparem o chão e elas falaram que só têm três funcionário para limpar todo esse setor e que primeiro limpam o banheiro e depois passam a limpar o quarto”, disse Luciene, sobre a poça de água formada por goteiras.
Além disso, a mãe da paciente também relatou a falta de itens básicos de higiene pessoal, como por exemplo, papel higiênico no hospital. Luciene conta que ao pedir um rolo de papel, teve o pedido negado.
“Eu pedi papel higiênico para a minha filha e eles falaram que não tem para paciente, só para os funcionários. Que eles só estão autorizados a dar papel higiênico para os funcionários. Foi o que a moça da limpeza me falou“, relatou Luciene.
Em um vídeo gravado pela mãe da paciente ela explicou que, a água da chuva cai pela central de ar-condicionado, que não está funcionando. Além do calor, Luciene denunciou a exposição dos pacientes à uma possível infecção hospitalar, principalmente devido a formação de mofo nas paredes em razão da umidade.
“A central não está prestando. Tiveram que trazer um ventilador e quase não deixam nem o ventilador entrar, mas a gente brigou e resolveu. E com essa friagem, tempo de pegar uma pneumonia, pegar alguma coisa assim”, indagou Luciene.
O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretariado de Estado da Saúde de Roraima (Sesau) solicitando posicionamento sobre o caso. Por meio de nota, a Pasta disse que o setor de Engenharia fará uma vistoria no bloco para verificar a infraestrutura e adotar as medidas cabíveis. Disse ainda que uma empresa contratada pela Sesau está realizando manutenção corretiva e preventiva nas centrais de ar dos blocos do HGR.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos