Saúde

Parede com mofo, ar-condicionado quebrado e goteira: mãe de paciente denuncia precariedade em enfermaria do HGR; veja vídeo

Em denúncia enviada ao Roraima em Tempo nesta segunda-feira, 7, a mãe de uma paciente internada no Hospital Geral de Roraima (HGR), denunciou a precariedade das instalações do hospital.

De acordo com o relato, a enfermaria onde Jamily Araújo Pereira está internada, apresenta goteiras que formam poças de água e mofo nas paredes do quarto. Além disso, o ar-condicionado não funciona.

Conforme a mãe de Jamily, identificada como Luciene Araújo, a filha sofreu um acidente de trânsito no ultimo sábado, dia 6, por isso, precisou ser internada no HGR. Entretanto, Luciene, que mora no interior do estado, só pôde ver a filha na manhã desta segunda, 7. Com isso, se deparou com a situação precária do local em que a filha está.

“Vim para cá para ficar com ela. Quando cheguei aqui, encontrei ela nesse leito, nesse estado. Fui pedir para as meninas da limpeza limparem o chão e elas falaram que só têm três funcionário para limpar todo esse setor e que primeiro limpam o banheiro e depois passam a limpar o quarto”, disse Luciene, sobre a poça de água formada por goteiras.

Sem itens básicos de higiene

Além disso, a mãe da paciente também relatou a falta de itens básicos de higiene pessoal, como por exemplo, papel higiênico no hospital. Luciene conta que ao pedir um rolo de papel, teve o pedido negado.

Eu pedi papel higiênico para a minha filha e eles falaram que não tem para paciente, só para os funcionários. Que eles só estão autorizados a dar papel higiênico para os funcionários. Foi o que a moça da limpeza me falou“, relatou Luciene.

Em um vídeo gravado pela mãe da paciente ela explicou que, a água da chuva cai pela central de ar-condicionado, que não está funcionando. Além do calor, Luciene denunciou a exposição dos pacientes à uma possível infecção hospitalar, principalmente devido a formação de mofo nas paredes em razão da umidade.

“A central não está prestando. Tiveram que trazer um ventilador e quase não deixam nem o ventilador entrar, mas a gente brigou e resolveu. E com essa friagem, tempo de pegar uma pneumonia, pegar alguma coisa assim”, indagou Luciene.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretariado de Estado da Saúde de Roraima (Sesau) solicitando posicionamento sobre o caso. Por meio de nota, a Pasta disse que o setor de Engenharia fará uma vistoria no bloco para verificar a infraestrutura e adotar as medidas cabíveis. Disse ainda que uma empresa contratada pela Sesau está realizando manutenção corretiva e preventiva nas centrais de ar dos blocos do HGR.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Maior time do interior, Real de São Luiz do Anauá traz elenco experiente e competitivo para o Campeonato de 2026

Grupo firmou parceria com Studium Sport, garantindo novas contrações e treinamentos em ritmo acelerado para…

1 hora ago

‘Álcool Zero, Eu Apoio’: ação reforça conscientização e segurança no trânsito em Boa Vista

Campanha iniciou neste domingo, 14, pela Praia do bairro Caçari

2 horas ago

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese

3 horas ago

MPRR instaura inquérito e recomenda que Governo do Estado suspenda seletivo da Educação de 1,6 mil vagas por 30 dias

Órgão estabelece um prazo de cinco dias para que a Pasta informe as medidas adotadas…

3 horas ago

Sine: veja as 205 oportunidades de emprego para esta segunda-feira, 15

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

5 horas ago

Jovem é morto pela namorada após discussão no interior de RR

Mulher, de 34 anos, disse que golpeou Luidy Gabriel Sousa do Vale para se defender…

5 horas ago