Saúde

Por falta de sangue no Hemocentro aposentado de 71 anos não consegue fazer cirurgia no quadril

O jornalismo da Rádio 93FM recebeu uma denúncia nesta quarta-feira, 29, sobre o descaso da Secretaria de Saúde (Sesau) com paciente que aguarda uma cirurgia no quadril, e por falta de sangue no Hemocentro, o procedimento não pode ser realizado.

Ocorre que em julho de 2024, o aposentado José Jacinto Ferreira da Silva sofreu um acidente, sendo atropelado, o que lhe causou fratura na bacia e no quadril. Á época, tendo que passar, então, pela primeira cirurgia no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Neste ano, após retorno à consulta e reavaliação médica verificou-se a necessidade de novo procedimento. Conforme o filho que prefere não se identificar, já faz um mês desde que a equipe informou que seu Jacinto passaria pela segunda cirurgia para colocar uma prótese no quadril. Contudo, ainda não foi realizada por falta de sangue no hemocentro.

“Devido a situação dele é necessário fazer a cirurgia para colocar a prótese. A equipe falou que meu pai está no mapa da cirurgia com prioridade. Entretanto, não realizaram ainda o procedimento porque não tem sangue no Hemocentro, e pela idade dele, só faz se tiver as bolsas de sangue”, contou.

Após longos 30 dias de espera, o filho afirma que a Secretaria não deu resposta sobre o procedimento cirúrgico e esperam um posição do Governo. “A gente espera que se resolva logo, pois ele sente muita dor. Acreditamos que a Sesau consegue resolver o problema da falta de bolsa de sangue no Hemocentro, pagando a dívida. Pois a ela (Sesau) é a que tem maior investimento do Governo com o dinheiro público”, afirmou.

Série de denúncias

A Secretaria de de Saúde (Sesau) é alvo constante de denúncias sobre descaso com a saúde pública dos roraimenses. Mesmo com campanhas e iniciativas de instituições e da própria população com doações de sangue, o Hemocentro do Estado vive com desabastecimento de bolsas de sangue.

Recentemente o portal Roraima em Tempo publicou matérias relacionadas a falta de insumos no Hemocentro que compromete análises de sangue doado e atendimento de pacientes. Além disso, a reportagem teve acesso às informações sobre dívidas milionárias da Sesau com a empresa fornecedora de reagentes.

O que diz a Sesau

Por meio de nota a Secretaria de Saúde afirmou que o setor responsável fará contato com o paciente para atualização do quadro.

Josiele Oliveira

Recent Posts

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

46 minutos ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

2 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

3 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

3 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

4 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

14 horas ago