Saúde

Janeiro Branco: Prefeitura de Boa Vista investe em serviços voltados para a saúde mental

Devido aos impactos positivos da saúde mental na qualidade de vida, emoções, comportamento e relações interpessoais, a Prefeitura de Boa Vista tem investido cada vez mais no bem-estar da população. Na capital, a gestão disponibiliza atendimentos psicológicos em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Consultório na Rua, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II).

Nas UBSs, a população pode participar de grupos operativos, terapêuticos, rodas de conversas e acolhimento que possuem uma proposta de prevenção e promoção da saúde mental. Além disso, em casos graves, as pessoas recebem encaminhamento para o CAPS II.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Atenção Primária à Saúde, Gilvania Matos, a prática do autocuidado é indispensável.

“A saúde mental é definida pela Organização Mundial de Saúde como a capacidade de enfrentar os estresses normais de maneira mais equilibrada. E assim, conseguir se reorganizar e continuar mesmo diante das dificuldades. Sem os cuidados com a saúde mental, todas as outras áreas da vida acabam sendo prejudicadas. Tratar da saúde mental é cuidar da vida”, disse.

Atendimentos de saúde mental

Durante o ano de 2023, a saúde municipal registrou 22.400 atendimentos no setor de promoção a prevenção a saúde mental da Atenção Primária. O Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS) aponta ainda que apenas no mês de dezembro do ano passado foram 903 assistências à população.

Janeiro Branco

Grupos operativos com adultos e adolescentes, palestras com foco nos cuidados com a saúde mental, rodas de conversas e ações com abordagem de pessoas fazem parte da programação da campanha Janeiro Branco nas Unidades Básicas da capital.

Dessa forma, durante todo o mês, usuários da Atenção Primária, servidores do município e profissionais de empresas parceiras também participam da programação.

CAPS II

O investimento na saúde municipal é um compromisso que a Prefeitura de Boa Vista tem cumprido com os moradores. Em fase de conclusão, as obras do novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial deve ser entregue à população nos próximos meses.

Com uma estrutura mais moderna, a unidade vai proporcionar mais qualidade na oferta dos serviços disponibilizados aos usuários.

Confira as UBS’s com psicólogos:

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Moradores do Vila Jardim denunciam esgoto estourado há mais de um ano e cobram soluções da Caer

Conforme relatos, problema piora em dias de chuva. Além do mau cheiro no local, moradores…

25 minutos ago

Governador de Roraima tem três cassações na Justiça Eleitoral e um processo de impeachment na Assembleia Legislativa

O chefe do Executivo deve passar por análise e investigações nas áreas competentes. A Justiça…

2 horas ago

Criada comissão para realizar concurso público da Assembleia Legislativa de Roraima

Grupo terá o prazo de 60 dias para concluir estudo para preenchimento de vagas

2 horas ago

Marcha para Jesus vai reunir fiéis em Boa Vista entre os dias 21 e 28 de setembro

Serão três dias de programação, que contará com atrações nacionais do universo gospel, como Thalles…

2 horas ago

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 170 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

3 horas ago

Empresa que fornece alimentação para unidades de saúde em RR desiste de contrato por atrasos de pagamentos da Sesau que resultaram em dívida de R$ 12,4 milhões

Em ofício enviado à pasta, a firma manifestou desinteresse na renovação do contrato, que vence…

4 horas ago