Saúde

Janeiro Branco: Prefeitura de Boa Vista investe em serviços voltados para a saúde mental

Devido aos impactos positivos da saúde mental na qualidade de vida, emoções, comportamento e relações interpessoais, a Prefeitura de Boa Vista tem investido cada vez mais no bem-estar da população. Na capital, a gestão disponibiliza atendimentos psicológicos em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Consultório na Rua, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II).

Nas UBSs, a população pode participar de grupos operativos, terapêuticos, rodas de conversas e acolhimento que possuem uma proposta de prevenção e promoção da saúde mental. Além disso, em casos graves, as pessoas recebem encaminhamento para o CAPS II.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Atenção Primária à Saúde, Gilvania Matos, a prática do autocuidado é indispensável.

“A saúde mental é definida pela Organização Mundial de Saúde como a capacidade de enfrentar os estresses normais de maneira mais equilibrada. E assim, conseguir se reorganizar e continuar mesmo diante das dificuldades. Sem os cuidados com a saúde mental, todas as outras áreas da vida acabam sendo prejudicadas. Tratar da saúde mental é cuidar da vida”, disse.

Atendimentos de saúde mental

Durante o ano de 2023, a saúde municipal registrou 22.400 atendimentos no setor de promoção a prevenção a saúde mental da Atenção Primária. O Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS) aponta ainda que apenas no mês de dezembro do ano passado foram 903 assistências à população.

Janeiro Branco

Grupos operativos com adultos e adolescentes, palestras com foco nos cuidados com a saúde mental, rodas de conversas e ações com abordagem de pessoas fazem parte da programação da campanha Janeiro Branco nas Unidades Básicas da capital.

Dessa forma, durante todo o mês, usuários da Atenção Primária, servidores do município e profissionais de empresas parceiras também participam da programação.

CAPS II

O investimento na saúde municipal é um compromisso que a Prefeitura de Boa Vista tem cumprido com os moradores. Em fase de conclusão, as obras do novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial deve ser entregue à população nos próximos meses.

Com uma estrutura mais moderna, a unidade vai proporcionar mais qualidade na oferta dos serviços disponibilizados aos usuários.

Confira as UBS’s com psicólogos:

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

7 horas ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

11 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

11 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

12 horas ago

Aprovado financiamento de imóveis maior para famílias de baixa renda

Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…

13 horas ago

Senado rejeita urgência para votação de projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho no país

Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos

14 horas ago