Saúde

Prefeitura de Boa Vista vai receber equipamentos e contratar mais médicos com apoio do Governo Federal

Após reunião no Ministério da Saúde ocorrida nesta quarta-feira (15), em Brasília, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), anunciou que a capital deve receber nos próximos dias equipamentos necessários à ampliação dos leitos de internação e de UTI no Hospital da Criança Santo Antônio. A unidade de saúde é a única especializada em atendimento infantil de todo o Estado e que atualmente se encontra sobrecarregada, devido às altas demandas.

Conforme Arthur, o Governo Federal está comprometido em ajudar Boa Vista a reduzir os impactos causados na rede municipal de saúde, resultado da imigração em massa na cidade, além da crise sanitária vivida na Terra Indígena Yanomami. Mediante isso, o Ministério da Saúde deve enviar os equipamentos para minimizar a sobrecarga nos atendimentos.

“O Ministério da Saúde, o Governo Federal, estão comprometidos em nos ajudar. Ações importantes já começam a acontecer. Na semana passada já iniciamos a ampliação dos leitos de UTI e Trauma do Hospital da Criança. Mas para isso, a gente vai precisar rapidamente de equipamentos. E o Ministério da Saúde já conseguiu e vai nos encaminhar. Então, logo, o número de leitos, tanto da UTI, quanto do Trauma, sera ampliado”, explicou o prefeito.

Mais Médicos

Além disso, está previsto para a próxima semana a publicação da Medida Provisória que institui a nova versão do programa Mais Médicos. E de acordo com o prefeito, Boa Vista será contemplada com a vinda desses profissionais, melhorando tanto a atenção básica quanto especializada. O município foi um dos mais afetados com o encerramento do programa pelo governo anterior.

“Boa Vista vai ser contemplada, onde vamos contar com mais médicos brasileiros, formados no exterior e profissionais estrangeiros, que vão fortalecer a nossa rede municipal de saúde. Além disso, vamos ampliar também o número de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Nossa previsão é mais que dobrar o número dos profissionais que temos hoje. Isso também foi tratado na reunião e o Ministério vai apoiar essas ações”, ressaltou.

Altas demandas

Arthur está em Brasília desde o início desta semana, visando solucionar principalmente a falta de leitos no Hospital da Criança. A unidade hospitalar dispõe de 187 leitos de internação, 15 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco no Trauma, porém todos já estão ocupados. Desde janeiro, a unidade já atendeu, aproximadamente, 300 crianças da etnia Yanomami e conta com 40 crianças venezuelanas internadas.

Nesta quarta-feira (15), o hospital entrou em obras de ampliação do Trauma, que até então, funcionava com cinco leitos. Duas enfermarias foram anexadas ao setor e agora vai contar com 10 leitos em pleno funcionamento.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

12 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

16 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

18 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

20 horas ago

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer, na Suíça

20 horas ago

Homem morre afogado no rio Branco ao tentar alcançar barco, em Boa Vista

Vítima de 35 anos morreu na região do Balneário Cat, após desaparecer na água; caso…

21 horas ago