Saúde

Prefeitura entrega cadeiras de rodas personalizadas para crianças com deficiência

A Prefeitura de Boa Vista deu mais um passo na promoção de inclusão e qualidade de vida das crianças com deficiência assistidas pelo município. Por meio do programa “Viver Sem Limites”, foram entregues nesta terça-feira, 17, cadeiras de rodas para 4 crianças que fazem acompanhamento no Centro de Prevenção de Câncer de Colo e Mama (CPCOM). As outras 35 cadeiras serão entregues até o final da semana.

Isabelly, de 6 anos, foi uma das crianças que recebeu sua cadeira personalizada. Isso porque a confecção de cada cadeira é sob medida para a criança que vai receber, a partir de suas medidas e necessidades individuais. A mãe da menina, a autônoma Daniella Pereira dos Santos, realizou o sonho de ver a filha na sua própria cadeira.

“A gente fica aliviada e muito feliz porque isso vai mudar a vida dela e a nossa também, né. Ela tem uma cadeira em casa que foi doada, mas essa é diferente. É dela. Foi feita para ela. É apropriada para a coluna e para o desenvolvimento corporal, porque ela não para de crescer. E estou muito feliz que ela gostou”, contou Daniella.

Conforme o secretário de Saúde, Renato Maciel, a entrega das cadeiras representa o compromisso da prefeitura em melhorar a vida dessas crianças e de suas famílias. Trazendo, assim, mais acessibilidade e oportunidade para o desenvolvimento de cada uma delas. “O sentimento é de gratidão por possibilitar mais autonomia e respeito a essas crianças, que são e sempre serão prioridades no município”, disse.

+ acessibilidade e inclusão na Capital da Primeira Infância

A Prefeitura de Boa Vista implementou o programa Viver sem Limites do Governo Federal ainda em 2023, ano de seu lançamento. Isso para melhorar o desempenho e proporcionar qualidade de vida das crianças com deficiência.

Para a dona de casa Darliane Corcino, mãe do Matheus, de 7 anos, a entrega desta terça-feira foi um presente antecipado de Natal. Ela chegou com o filho no colo. Portanto, saiu com ele em sua própria cadeira. O menino nasceu prematuro e, aos 6 meses, a família recebeu o diagnóstico de paralisia cerebral.

“Estou muito feliz de ver ele sentadinho e sorrindo assim. Matheus é um menino bonito, inteligente, que vai para a escola e se desenvolve diariamente. Essa cadeira foi muito esperada e agora ela vai ajudar e muito na mobilidade, para levarmos ele aos lugares com mais facilidade e conforto, acima de tudo”, comentou.

Vale ressaltar que no ano passado, também por meio do programa, o município entregou 55 aparelhos auditivos a pacientes que faziam acompanhamento com otorrinolaringologista no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Saúde destina recursos para compra de testes rápidos de gravidez em Roraima

Esses kits serão distribuídos em todos os serviços de atenção primária à saúde, incluindo as…

5 horas ago

Iluminação de Natal transforma a capital em um espetáculo de magia, beleza e encanto

Famílias se reúnem nos pontos turísticos de Boa Vista para eternizar o momento mais encantador…

7 horas ago

Homem é preso por matar próprio irmão no bairro São Bento, em Boa Vista

Crime ocorreu em fevereiro de 2021, na casa do acusado

10 horas ago

Manifestação: professores aprovados no concurso da Educação cobram convocação que vencerá em 2025

Aprovados afirmam que existe vacância e que estão na luta pela convocação há quatro anos

11 horas ago

Após operação da PF, Câmara de Boa Vista realiza sessão para concluir votação do orçamento

Na ausência do presidente, Genilson Costa (Republicanos), a vice-presidente da Casa, Juliana Garcia (PP), está…

11 horas ago

Recesso escolar da rede municipal de ensino inicia nesta quinta-feira, 19

As férias escolares terão início no dia 19 de dezembro, e o retorno às aulas…

12 horas ago