Saúde

Prefeitura investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Boa Vista

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) recebeu oficialmente a notificação do Ministério da Saúde (MS), nesta terça-feira (26), de um caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox) em Boa Vista. O caso suspeito é de um paciente brasileiro, de 44 anos, que deu entrada na Policlínica Cosme e Silva na segunda-feira (25). Este é o primeiro caso suspeito registrado em Boa Vista.

Após a notificação, a coleta dos exames foi enviada a um laboratório de referência em Minas Gerais (MG). O paciente está isolado em casa.

Sobre a Monkeypox

No dia 23 de julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de Emergência em Saúde Pública em todo o mundo devido a doença.

Ela é considerada de baixa letalidade. A transmissão ocorre por contato mais íntimo, como exposição prolongada no meio ambiente, secreção de feridas na pele, assim como por meio do contato sexual.

Sintomas

A OMS descreve quadros diferentes de sintomas para casos suspeitos, prováveis e confirmados. Dessa forma, passa a ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável.

Se este quadro vier acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, a população deve buscar a UBS mais próxima de casa.

Medidas tomadas

A Prefeitura de Boa Vista está tomando todas as medidas necessárias desde que foi notificado o primeiro caso suspeito com: capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde, elaboração de Campanha Educativa nas redes sociais da prefeitura, criação da sala de situação para discussão e elaboração de estratégias e monitoramento da doença, e com o monitoramento e atualização da situação epidemiológica.

A gestão recomenda ainda manter higiene básica, como lavar as mãos frequentemente e usar máscara. A forma mais eficaz de prevenir essa doença é a vacina contra a varíola, pois apresenta bons resultados contra a Monkeypox.

Por outro lado, o Ministério da Saúde já estuda a possibilidade de aquisição para casos específicos. Já existem estudos para a utilização da vacina, assim como já está sendo usada nos Estados Unidos e Canadá.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

49 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

2 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

15 horas ago