Saúde

Prefeitura oferta teste do pezinho nas UBS’s; só neste ano já foram mais de 34 mil exames

A prefeitura de Boa Vista realiza gratuitamente o teste do pezinho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Dessa forma garantido qualidade de vida às crianças. Além disso promove o desenvolvimento saudável e promissor desde os primeiros momentos de vida.

Essencial na triagem neonatal, o exame deve acontecer na primeira semana de vida do bebê, onde é possível a detecção de doenças congênitas como fibrose cística, doença falciforme assim como hipotireoidismo.

Conforme a prefeitura de janeiro a outubro deste ano, o município registrou 34.921 coletas do teste.

Com seis dias de vida, a pequena Liana Dzaweny fez o teste em uma UBS de Boa Vista. A bebê é a terceira filha de Luana e Anfrísio Terminelli, que contaram com a rede municipal de saúde durante toda a gestação.

“Nós também participamos do Programa Família Que Acolhe (FQA), então sabemos da importância desses cuidados. Em todas as minhas gestações, eu contei com a UBS para o pré-natal e exames. Agora, com ela nos braços, a gente mantém todos os cuidados necessários”, explicou Luana.

Conforme o casal, que mora no Santa Luzia, não pensou duas vezes em realizar o exame da filha na unidade do bairro. “A gente vê que as UBS’s melhoraram e muito, principalmente, se tratando de profissionais, materiais e atendimento. A diretora foi super gente boa, explicando tudo e orientando. Ter essa garantia que nossa filha está bem assistida, é o que importa”, disse Anfrísio.

Diagnóstico precoce previne complicações

Com eficácia mundialmente reconhecida como essencial para a saúde pública, o teste do pezinho ocorre por meio da coleta de sangue do calcanhar do bebê que visa na identificação de possíveis doenças graves. A enfermeira Lanna Rodrigues destacou a importância de realizar o teste nos recém-nascidos.

“O teste do pezinho é disponibilizado gratuitamente no Sistema Único de Saúde  (SUS). Quando a criança tem acesso ao teste e é identificado algo, consequentemente se tem um diagnóstico precoce e essa criança tem acesso ao tratamento dessas doenças, prevenindo complicações”, disse.

Conforme o técnico em enfermagem Enrick Araújo Martins, o exame se faz na própria unidade de saúde, devendo apenas os pais apresentarem o cartão de vacina e o cartão do SUS da criança. “Fazer o teste é garantir que a criança vai crescer de forma mais saudável”, pontuou.

Implementação

A Prefeitura de Boa Vista oferece o teste do pezinho em 36 das 37 unidades básicas de saúde do município. A UBS Silvio Botelho, localizada no bairro Paraviana, é a última em fase de implantação do serviço. Conforme a Atenção Básica, o sistema será verificado e os profissionais devem passar pela capacitação nos próximos dias, para que tão logo o teste também seja ofertado na unidade.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Maioria das mulheres negras conhece pouco a Lei Maria da Penha

Dado é de pesquisa do DataSenado com 13,9 mil mulheres

1 hora ago

Supermercado Nova Era vai sortear casa no valor de R$ 350 mil em prêmio inédito da promoção “Fim de Ano Premiado”

Promoção é válida para as três cidades onde a marca está presente na região Norte:…

3 horas ago

Poeta Bráulio Bessa ministra palestra em Boa Vista

Evento acontece nesta terça-feira, 3, e marca o encerramento das atividades do programa Educação Empreendedora,…

3 horas ago

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda

Resultado da pré-seleção de estudantes será divulgado na quarta-feira, 4

3 horas ago

MP de Contas recomenda suspensão de festejos em São Luiz, interior de RR

Órgão considerou a atual situação financeira do município. 24ª Vaquejada e 13ª Feira de Agronegócios…

4 horas ago

Inscrições para o concurso do TCE-RR terminam nesta segunda-feira, 2

São ofertadas 30 vagas para nível superior e médio, além de formação de cadastro reserva

6 horas ago