Saúde

Prefeitura vai implantar UBS no Hospital da Criança para agilizar atendimentos

A Prefeitura de Boa Vista vai implantar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Hospital da Criança Santo Antônio na próxima semana. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07) pelo prefeito Arthur Henrique (MDB).

A medida visa desafogar e agilizar os trabalhos no Pronto Atendimento da unidade hospitalar, que conforme o gestor “é o maior gargalo” da saúde municipal. Assim, casos classificados como “azul e verde”, ou seja, menos urgentes serão encaminhados à UBS.

“O pai não vai precisar se deslocar, não precisa ter que achar transporte, vai ter uma UBS instantaneamente. Na semana que a gente já deve começar a colocar os profissionais dentro dessa unidade”, detalhou.

O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, até o período noturno, horário de pico de atendimentos no hospital.

Ainda conforme o prefeito, atualmente os casos mais frequentes no hospital são os menos urgentes. Por isso, houve a implantação do projeto “azul e verde”. Neste caso, os responsáveis podem optar por levar a criança com esta classificação até uma UBS, com hora e data marcada.

De setembro a dezembro de 2021, a prefeitura disponibilizou 5.696 vagas nas UBS por meio do projeto. Deste total, 316 pacientes seguiram para atendimento nas unidades.

Outras medidas da Prefeitura

Além disso, outra proposta para diminuir o tempo de espera no hospital é uma reestruturação organizacional na unidade. Como resultado, a gestão vai separa o Pronto Atendimento, que contará com uma equipe técnica exclusiva para o setor.

“Estamos construindo uma equipe técnica específica para atender com mais agilidade as crianças dentro do hospital. Essa é uma ação importante e depende um projeto de lei que deve ser encaminhado nos próximos dias para a câmara de vereadores. Então, já peço apoio dos vereadores”, explicou.

A prefeitura também deve firmar contrato nos próximos dias com uma cooperativa de médicos para atender a demanda do hospital. Assim, com os serviços da cooperativa, os profissionais que não são efetivos do munícipio poderão atender na unidade conforme a necessidade de atendimento.

Mais uma medida é um novo seletivo para classe médica ainda nesta semana e a convocação de classificados do concurso público de 2019, que ocorrerá conforme a necessidade do hospital da criança.

O gestor também adiantou que a prefeitura deve realizar ainda este ano um concurso público com vigência de 2022/2023 para ampliar o quadro de profissionais.

Fonte: Da Redação 

Samantha Rufino

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

5 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

8 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

9 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

9 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

9 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

11 horas ago