Saúde

Profissionais de saúde terão qualificação sobre emergências em imunização

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), lançou o curso “Principais Intercorrências e Emergências na Vacinação”. Ele é voltado à capacitação de profissionais de saúde para a prevenção, identificação e manejo de eventos adversos durante a vacinação.

Com carga horária de 40 horas, a qualificação é totalmente virtual, autoinstrucional e oferece certificado. O curso aborda três disciplinas principais: erros de imunização, reações de hipersensibilidade (anafilaxia) e reações de estresse à vacinação. Além da análise de um caso clínico. Entre os recursos didáticos estão teleaulas, e-book e aulas web e temáticas. Esses recursos, portanto, facilitam o aprendizado e tornam a formação acessível a profissionais de todo o país.

Com foco na segurança vacinal, a iniciativa envolve os profissionais de saúde na observação, registro e análise de qualquer intercorrência durante a vacinação. Assim, reforçando a prática da farmacovigilância. A capacitação permite a identificação rápida de eventos adversos, a notificação adequada dos casos e a tomada de decisões baseada em evidências. Dessa forma, garantindo a aplicação segura de cada dose e fortalecendo a confiança da população no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Vigilância

Conforme Jadher Pércio, Coordenador-Geral de Farmacovigilância do Ministério da Saúde, qualificar os profissionais é fundamental para garantir que cada dose aplicada seja segura. E ainda, que a população mantenha confiança no Programa Nacional de Imunizações.

“A farmacovigilância não é apenas um protocolo, mas uma ferramenta essencial para proteger vidas e garantir o uso efetivo das vacinas. Esta medida busca fortalecer o Programa Nacional de Imunizações (PNI), assegurando a segurança das vacinas e consolidando a confiança da população na vacinação em todo o país”, explica.

As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: Curso de Capacitação Principais Intercorrências e Emergências na Vacinação.

Fonte: Agência Gov

Josiele Oliveira

Recent Posts

Idoso é preso por estuprar menina de quatro anos dentro de abrigo de imigrantes em Boa Vista

Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…

1 hora ago

Dona de casa é agredida por companheiro após flagrá-lo com outra mulher em Boa Vista

Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…

2 horas ago

Homem fica com faca cravada nas costas na porta de supermercado no Treze de Setembro

Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca

3 horas ago

Albergado é morto a tiros dentro de apartamento em Boa Vista

Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…

3 horas ago

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 50 milhões

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília

4 horas ago

Curso de Medicina da UERR figura entre os piores do Brasil

Curso ficou com nota 2 de 5 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica…

4 horas ago