Fotos: Julia Prado/MS
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), lançou o curso “Principais Intercorrências e Emergências na Vacinação”. Ele é voltado à capacitação de profissionais de saúde para a prevenção, identificação e manejo de eventos adversos durante a vacinação.
Com carga horária de 40 horas, a qualificação é totalmente virtual, autoinstrucional e oferece certificado. O curso aborda três disciplinas principais: erros de imunização, reações de hipersensibilidade (anafilaxia) e reações de estresse à vacinação. Além da análise de um caso clínico. Entre os recursos didáticos estão teleaulas, e-book e aulas web e temáticas. Esses recursos, portanto, facilitam o aprendizado e tornam a formação acessível a profissionais de todo o país.
Com foco na segurança vacinal, a iniciativa envolve os profissionais de saúde na observação, registro e análise de qualquer intercorrência durante a vacinação. Assim, reforçando a prática da farmacovigilância. A capacitação permite a identificação rápida de eventos adversos, a notificação adequada dos casos e a tomada de decisões baseada em evidências. Dessa forma, garantindo a aplicação segura de cada dose e fortalecendo a confiança da população no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Conforme Jadher Pércio, Coordenador-Geral de Farmacovigilância do Ministério da Saúde, qualificar os profissionais é fundamental para garantir que cada dose aplicada seja segura. E ainda, que a população mantenha confiança no Programa Nacional de Imunizações.
“A farmacovigilância não é apenas um protocolo, mas uma ferramenta essencial para proteger vidas e garantir o uso efetivo das vacinas. Esta medida busca fortalecer o Programa Nacional de Imunizações (PNI), assegurando a segurança das vacinas e consolidando a confiança da população na vacinação em todo o país”, explica.
As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: Curso de Capacitação Principais Intercorrências e Emergências na Vacinação.
Fonte: Agência Gov
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília
Curso ficou com nota 2 de 5 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica…