Resgate na terra Yanomami/Foto: Reprodução Associação Urihi Yanomami Antonio Alvarado
Quase de 30 crianças foram resgatadas com um quadro de desnutrição e malária na Terra Indígena Yanomami em Roraima, neste último fim de semana. As informação são do presidente da Urihi Associação Yanomami, Júnior Yanomami.
“A gente tá indo buscar uma, mas a gente tá vindo trazendo 5 a 7 crianças […] São muitas, muitas mesmo. Só chegando aqui para ver que a comunidade está total desnutrida”, disse.
O secretário de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde (MS), Weibe Tapeba, definiu o atual cenário do povo Yanomami como ‘uma tragédia’. Em uma publicação feita das redes sociais no último sábado (21) quando chegou à Roraima, Weibe também escreveu que “o fato é que a presença do Estado e uma intervenção estratégica será a única chance para salvarmos não somente o povo Yanomami, mas também o território.”
Do mesmo modo, Weibe também lembrou que a presença do garimpo ilegal em território indígena é um dos problemas que o povo enfrenta.
“A presença de 20 mil garimpeiros na região é o maior mal que existe. São eles que estão contaminando as águas dos rios, dominando partes das pistas de pousos, ameaçando e intimidando nossos profissionais de saúde e as próprias comunidades”, disse.
Da mesma forma, Weibe também citou a desnutrição. A razão é a falta de alimentos, água potável e remédios.
“As mortes que tem ocorrido, é resultado da ausência de remédios e insumos básicos. Comida assistência básica e capacidade de remoção na hora certa”, ressaltou.
Leia mais:
Weibe Tapeba chegou ao estado na comitiva com o presidente Lula da Silva, (PT) no sábado, dia 21. No entanto, o secretário ainda está em Roraima. Ele deve permanecer em solo roraimense até a quarta-feira (25).
Assim, durante a visita, Lula descreveu como “desumano” o cenário da saúde indígena no estado. Ele afirmou ter assumido compromisso com caciques e outros representantes de dar dignidade aos povos. Além disso, Lula prometeu acabar com o garimpo ilegal.
Leia mais aqui:
Fonte: Rádio Agência Nacional
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…
Prazo segue até 30 de junho. Processo é obrigatório para jovens do sexo masculino e…