Saúde

Rede municipal de saúde realizou mais de 1,6 milhões de atendimentos e procedimentos em 2024

Em 2024, a rede municipal de saúde de Boa Vista realizou 1.635.434 atendimentos e procedimentos, dos quais apenas 120 mil, aproximadamente, encaminhados para a rede especializada. Dessa forma sendo gerida pelo Governo do Estado de Roraima.

Conforme os dados, levantados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), apenas 7,34% das demandas da população acabaram sendo transferidas para serviços de maior complexidade, ou seja, demonstrando a eficiência da atenção básica na capital. Portanto, isso em quantidades, significa que resolve mais de 92% das necessidades de saúde da população diretamente.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, os investimentos feitos pela gestão municipal são de grande importância. Boa Vista cresceu muito nos últimos anos e acompanhamos esse crescimento, expandindo nossa saúde básica, deixando-a mais ampla e acessível. Com novas unidades de saúde, equipes completas e horários ampliados, conseguimos atender a maior parte das demandas ainda na porta de entrada do sistema, garantindo rapidez, resolutividade e qualidade no atendimento”, destacou.

Expansão e melhorias na Atenção Básica

O fortalecimento da rede municipal é reflexo de entregas importantes nos últimos anos:

  • 9 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo as primeiras unidades nos bairros Said Salomão, Airton Rocha (Pérola) e no P.A. Nova Amazônia. Total de 35 UBSs atuando na cidade e no campo.
  • Ampliação do horário de funcionamento das UBSs: das 7h às 19h, sem interrupções, garantindo mais acessibilidade à população. Além das UBSs dos bairros Liberdade, Cidade Satélite e Airton Rocha, que funcionam até a meia-noite.
  • Expansão das equipes de Estratégia Saúde da Família, que passaram de 60 para 149 equipes completas, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
  • Duas equipes atuando na unidade móvel Consultório de Rua, a nova unidade de Teleassistência e mais duas carretas da Saúde da Mulher.

Crescimento populacional e desafios

Boa Vista registrou um crescimento populacional de cerca de 14% nos últimos anos, consolidando-se como uma das cidades que mais cresceram no país. Esse aumento gerou uma demanda crescente por serviços públicos, especialmente na saúde. Apesar dos desafios, a prefeitura tem trabalhado com planejamento para garantir que o sistema municipal acompanhe esse ritmo, mantendo foco na resolução das demandas da população.

 “Saúde de qualidade se faz com gestão de qualidade. Planejamento e transparência são pilares do nosso trabalho para oferecer uma rede que atende as pessoas de forma resolutiva e humanizada. Estamos comprometidos em cuidar de Boa Vista com responsabilidade e resultados concretos”, ressaltou o prefeito Arthur Henrique.

A eficiência da rede municipal reflete não apenas o fortalecimento da estrutura, mas também o impacto do planejamento estratégico na saúde pública. A capacidade de resolver a maioria das demandas na Atenção Básica também desafoga a rede especializada, permitindo, assim, que recursos sejam melhor direcionados para casos de maior complexidade.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Governo Federal pretende manter isenção para até dois salários mínimos no IR em 2025

Proposta será enviada após eleições na Câmara e no Senado

9 horas ago

Lista de aprovados no Concurso Nacional Unificado será divulgada no dia 4 de fevereiro

Nessa data terá início o prazo para a confirmação de participação nos cursos de formação…

10 horas ago

Conheça e veja como funciona o Centro de Compostagem Sustentável de Boa Vista

Líder na Amazônia Legal, em um ano, 1.800 toneladas de resíduos orgânicos foram transformadas em…

11 horas ago

CNJ lança painel com dados nacionais sobre o sistema socioeducativo

Ferramenta facilitará o acesso às informações sobre o Sinase

12 horas ago

Lei prevê ações para a promoção da paz, combate à violência e a defesa da vida

Campanha tem relação com a pauta do enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes e…

13 horas ago

Pix continua igual, gratuito e sem qualquer alteração para quem utiliza, reforça Federação Brasileira de Bancos

A Receita não solicita pagamentos de qualquer tipo de taxa ou imposto em virtude de movimentações…

14 horas ago