Saúde

Renan Calheiros quer solicitar cópia de inquérito da Operação Acolhida

O senador Renan Calheiros quer que a CPI da Covid aprove um requerimento para que a Polícia Federal (PF) envie documentos que, porventura, façam parte de investigação contra a Operação Acolhida, força-tarefa em Roraima para acolher imigrantes venezuelanos.

“Requeiro, nos termos do art. 58, § 3°, da Constituição Federal, da Lei nº 1579 de 1952 e do art. 148 do Regimento Interno do Senado Federal, as necessárias providências para REQUISITAR, ao Departamento de Polícia Federal, no prazo de cinco dias, cópia integral do inquérito e demais procedimentos relativos à OPERAÇÃO ACOLHIDA”, escreve o senador.

No documento de Renan Calheiros, não ficam claros os motivos pelos quais a requisição foi protocolada. Cita apenas que “as informações e documentação são essenciais para o desenrolar da fase instrutória, vez que delas constam informações que permitirão à CPI analisar de forma integrativa com os demais dados, esclarecendo questões primordiais”.

A CPI da Covid investiga as suspeitas de omissão do Governo Federal durante a pandemia da Covid-19, como os indícios de superfaturamento na compra de vacinas e a demora em adquirir os imunizantes. A comissão já ouviu dezenas de pessoas entre ministros, ex-ministros, servidores, ex-servidores, e parlamentares.

A Operação Acolhida foi responsável pela construção e gestão da Área de Proteção e Cuidados (APC), o Hospital de Campanha em Roraima voltado para tratar pacientes com coronavírus. O funcionamento da unidade tinha apoio do Governo de Roraima, Hospital Sírio Libanês, Banco Itaú e Ministério da Saúde.

Em março de 2020, o general Manoel Barros, que está à frente da operação, anunciou o hospital para atender infectados pela Covid-19. A unidade era para abrir as portas naquele mês, mas só começou a funcionar em junho, e enfrentou dificuldades devido ao não cumprimento do acordo de cooperação com o Estado. O hospital fez 6 mil atendimentos.

Lugar de encontro

A Operação Acolhida já tinha sido citada na comissão pelo general Eduardo Pazuello, antecessor de Barros no comando da força-tarefa. Pazuello, ex-ministro da Saúde, é um dos investigados da comissão. O militar disse que conheceu Carlos Wizard no trabalho humanitário e, desde então, possuem uma relação de amizade.

Durante a passagem pelo ministério, Pazuello foi aconselhado pelo empresário, contudo, alega que não acatou as recomendações do amigo. Carlos Wizard é visto como um dos integrantes do chamado “ministério paralelo”, de onde supostamente partiram ordens contrárias às orientações científicas para o combate à pandemia.

Roraima

Além da Acolhida, Roraima está na mira da CPI da Covid por causa das suspeitas de corrupção no uso de verbas federais para enfrentamento da pandemia. As operações Vírion e Desvid-19, da PF, estimam mais de R$ 20 milhões desviados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Entre os nomes citados está o senador Chico Rodrigues (DEM), flagrado com R$ 33 mil na cueca durante o cumprimento de busca e apreensão na casa dele, em Boa Vista, em outubro do ano passado. Telmário Mota (Pros), Mecias de Jesus (Republicanos), Jhonatan de Jesus (Republicanos), Jeferson Alves (PTB), e Rômulo Amorim, também são investigados.

Para esclarecer os fatos denunciados pelos órgãos de fiscalização, a CPI da Covid deve aprovar a convocação do atual secretário da Saúde, Airton Cascavel, e os ex-gestores Marcelo Lopes, Olivan Júnior e Francisco Monteiro. O governador Antonio Denarium (sem partido) tinha sido convocado, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a oitiva.

Citados

Procurada, a Operação Acolhida informou que o assunto “está fora do escopo de atuação da operação”.

A reportagem entrou em contato com o senador Renan Calheiros para explicar os motivos do requerimento, mas não obteve resposta.

Fonte: Josué Ferreira

enspire

Recent Posts

Alunos de oficina do Projeto Crescer aprendem sobre ecologia, produção de adubos orgânicos e cuidados com o meio ambiente

Oficina de Educação Ambiental e Compostagem, promovido pela Prefeitura de Boa Vista atende 47 jovens…

35 minutos ago

Por falta de oxigênio na ‘nova’ maternidade, bebê morre e família denuncia negligência

Reforma do prédio, que atrasou por cerca de três anos, foi entregue no dia 6…

2 horas ago

Enquanto empresas suspendem serviços por falta de pagamento da Sesau, Proftalmo de Hiran Gonçalves recebe rigorosamente em dia

Governo do Estado mantém há anos contrato milionário com empresa de oftalmologia do senador

3 horas ago

Mais de 100 escolas municipais participam da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Evento começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 de setembro, na Escola…

4 horas ago

Servidores da maternidade de lona denunciam falta de segurança, após tentativa de invasão no local

Governo do Estado anunciou neste fim de semana que a estrutura está desativada, no entanto,…

5 horas ago