Um mês, é o que falta para o fim da campanha de vacinação contra a gripe e apenas 11% do público-alvo se imunizou. Mesmo tendo um prorrogação no período da campanha, a busca pela vacina contra influenza ainda é baixa.
De acordo com dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o município com maior cobertura até o momento é Caracaraí, com 18%. Em seguida aparece Mucajaí, com 15,57%/ Caroebe, com 14,92%,/ Boa Vista, com 14,07%/ e Cantá, com 12,14%.
Por outro lado, os municípios com menor cobertura são: Uiramutã, Rorainópolis, São João da Baliza, Iracema, Alto Alegre, Amajari e Normandia, que ainda não chegaram a 5% de cobertura. Confira a lista:
COBERTURA DA INFLUENZA POR MUNICÍPIOS Alto Alegre 3,82% Amajari 3,14% Boa Vista 14,07% Bonfim 6,73% Cantá 12,14% Caracaraí 18% Caroebe 14,92% Iracema 2,54% Mucajaí 15,57% Normandia 4,69% Pacaraima 11,7% Rorainópolis 1,75% São João da Baliza 1,82% São Luiz 5,57% Uiramutã 1,74% Em todo o Estado 11,5%
O Ministério da Saúde já havia prorrogado a data por conta da baixa adesão dos grupos prioritários. Em Roraima, os grupos somam mais de 290 mil pessoas.
Dessa forma, os grupos são: crianças de até 6 anos de idade, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e indígenas.
Vale destacar que o Ministério da Saúde mudou a estratégia de vacinação nos estados da região Norte, por conta da proximidade do inverno amazônico. Por esse motivo, a partir de agora, a campanha é realizada sempre nos meses de novembro e dezembro.
Nesse sentido, quem explica sobre o objetivo da campanha é a gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, Vitória Magalhães.
“A ideia é que nós vacinemos agora para que durante o período de inverno nós tenhamos imunidade para evitar o adoecimento as formas graves da doença as possíveis internações e até mesmo os óbitos que podem ocorrer em função da forma grave da doença”, disse.
As vacinas ficam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde(UBSs). A gerente do programa de imunização convoca a população para se imunizar o quanto antes.
“Procurem as UBS’s, os postos que ficam mais próximos das suas casas e se vacinem. É muito importante que as pessoas estejam procurando a unidade básica de saúde para que elas verifiquem se elas fazem parte da população alvo para a vacinação. Se fizerem, que já estejam disponíveis para se vacinar naquele momento”, pontuou.
A vacina utilizada na campanha é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação. Imunizante protege contra os principais vírus em circulação no brasil.
Fonte: Rádio 93 FM
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Doação foi mediada pelo Tribunal de Justiça e formalizada durante a abertura da 2ª Semana…
Serão 8,3km de asfaltamento na estrada que dá acesso ao parque aquático AquaMak
Governador de Roraima foi denunciado por crimes de responsabilidade, como abuso de poder político e…
Continente africano registra maiores taxas desse tipo de crime
Última edição ocorreu nesse fim de semana no bairro Silvio Leite. Ação itinerante retorna em…