Saúde

Roraima já registrou 204 casos de febre Oropouche em 2024

Até o dia 19 de julho de 2024, Roraima já registrou 204 casos de febre Oropouche, um aumento de 6.700% em relação a 2022, quando o estado contabilizou apenas três casos durante todo o ano. Em 2023, foram 2011 casos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Rorainópolis foi o município de Roraima com o maior número de registros (180), seguido por Boa Vista (9), Caracaraí (6) e São João da Baliza (5).

As cidades de Alto Alegre, Amajari, Mucajaí e Normandia registraram apenas um caso até o momento. Já Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Pacaraima, São Luiz e Uiramutã não tiveram nenhum registro da doença.

Conforme a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Sesau, atualmente não há casos suspeitos de febre Oropouche em Roraima.

Veja os casos distribuídos por município entre 2022 e 19 de julho de 2024

Município202220232024
Alto Alegre301
Amajari001
Boa Vista069
Bonfim010
Cantá090
Caracaraí0366
Caroebe050
Iracema060
Mucajaí0301
Normandia001
Pacaraima0450
Rorainópolis023180
São João da Baliza0505
São Luiz000
Uiramutã000
Total3211204

Febre Oropouche

A doença é causada por um vírus transmitido principalmente pelo Culicoides paraenses, segundo o Ministério da Saúde.

Os sintomas da febre oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya. O quadro clínico agudo pode evoluir com febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular e dor articular. Também há relatos de outros sintomas, como tontura, dor atrás do olhos, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos.

Casos mais graves podem incluir o acometimento do sistema nervoso central, por exemplo de meningoencefalite, especialmente em pacientes imunocomprometidos. Ainda há relatos de manifestações hemorrágicas.

Mortes

O Ministério da Saúde confirmou duas mortes pela doença no Brasil em 25 de julho. Foram os primeiros óbitos causados pela febre Oropouche registrados no mundo.

As mortes foram de mulheres que viviam no interior da Bahia. Elas tinha menos de 30 anos de idade, sem comorbidades, e apresentaram sinais e sintomas semelhantes ao de dengue grave.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

7 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

9 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

11 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

12 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

13 horas ago