A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou dois casos suspeitos de varíola dos macacos em Roraima na manhã desta sexta-feira, dia 19. As informações constam no Informe de Situação Epidemiológica da doença, edição nº 30, do Ministério da Saúde (MS).
A primeira notificação é do dia 8 de agosto, enquanto a segunda é do dia 16 de agosto. Ambos os casos estão relacionados a pacientes do sexo feminino e que residem em Boa Vista.
As pacientes estão recebendo acompanhamento da Vigilância Epidemiológica do município, que informa o estado toda e qualquer mudança ou evolução das pacientes.
Vale lembrar que a vigilância epidemiológica é o processo sistemático contínuo de coleta, bem como análise, interpretação e disseminação de informação. Ele tem o objetivo de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de problemas de saúde.
A investigação da varíola dos macacos é de responsabilidade dos municípios, exceto quando não há estrutura para tal.
Portanto cabe ao Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (LACEN-RR) a missão de encaminhar as amostras aos laboratórios de referência, que por sua vez fazem a análise laboratorial dos materiais coletados e informam quais delas são compatíveis ou não com a doença.
Fonte: Da Redação
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro