Imagem ilustrativa-Foto: Reprodução/Google
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou dois casos suspeitos de varíola dos macacos em Roraima na manhã desta sexta-feira, dia 19. As informações constam no Informe de Situação Epidemiológica da doença, edição nº 30, do Ministério da Saúde (MS).
A primeira notificação é do dia 8 de agosto, enquanto a segunda é do dia 16 de agosto. Ambos os casos estão relacionados a pacientes do sexo feminino e que residem em Boa Vista.
As pacientes estão recebendo acompanhamento da Vigilância Epidemiológica do município, que informa o estado toda e qualquer mudança ou evolução das pacientes.
Vale lembrar que a vigilância epidemiológica é o processo sistemático contínuo de coleta, bem como análise, interpretação e disseminação de informação. Ele tem o objetivo de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de problemas de saúde.
A investigação da varíola dos macacos é de responsabilidade dos municípios, exceto quando não há estrutura para tal.
Portanto cabe ao Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (LACEN-RR) a missão de encaminhar as amostras aos laboratórios de referência, que por sua vez fazem a análise laboratorial dos materiais coletados e informam quais delas são compatíveis ou não com a doença.
Fonte: Da Redação
Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…
A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado
Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado
Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…
Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…
Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…