Foto: Agência Brasil
Roraima registrou 312 casos de dengue e ainda dois óbitos confirmados pela doença. Os dados são do Ministério da Saúde e se referem aos meses de janeiro até o dia 29 de maio deste ano.
Um desses óbitos ocorreu em 15 de abril, em Pacaraima, com confirmação laboratorial feita posteriormente pelo Lacen.
Em maio, um Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), apontou também que dos 15 municípios de Roriama, 12 receberam classificação como de alto risco para epidemia de dengue. Ou seja. apenas Caroebe, Normandia e Uiramutã apresentaram classificação de médio risco.
Entre 1º de janeiro a 26 de maio de 2025, Roraima registrou cerca de 1.069 casos suspeitos de dengue, com 251 casos classificados como prováveis. Isso representa um aumento de 41% comparado ao mesmo período de 2024.
Como resultado, o Núcleo Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue chegou a enviar orientações a todas as secretarias municipais de Saúde para a intensificação das ações de controle vetorial. Assim, a recomendação é que os municípios iniciem imediatamente mutirões de limpeza. Além disso, devem reforçar campanhas de orientação à população, bom como fortalecer a atuação dos agentes de endemias nas áreas mais críticas.
A população deve estar atenta e evitar os focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Para isso a Prefeitura de Boa Vista emitiu uma série de recomendações que ajudam no controle da reprodução do mosquito na capital.
Fonte: Da Redação
Homem afirmou que não se recordava do que tinha acontecido; apesar do susto ninguém se…
Valor máximo do abono neste ano é de R$ 1.621 e é destinado a trabalhadores…
Após atacar o irmão, o marceneiro fugiu do local ameaçando retornar para “terminar o serviço”,…
Brasileiros sem diploma de nível superior integram público-alvo
Imunidade duradoura revela caminho promissor para vacinas contra o câncer
Homem avistou a polícia e ficou nervoso, levantando suspeitas