Saúde

RR segue, pela terceira semana, em nível pré-epidêmico de transmissão da Covid-19

Roraima segue em nível pré-epidêmico de transmissão de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), comum em pacientes com Covid-19. A análise é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O boletim reúne dados de 31 de outubro a 6 de novembro. De acordo com a Fiocruz, Boa Vista e São Luiz (MA) são as únicas capitais em nível pré-epidêmico do país.

A taxa leva em conta o total de novos casos por 100 mil habitantes. Esta é a terceira semana em que o estado está em estabilidade de casos semelhante ao período anterior à pandemia.

Além disso, Roraima e outros dez estados estão em nível de estabilidade na tendência de SRAG a curto prazo. Já a nível nacional, a tendência a longo e curto prazo é de crescimento leve.

“Por se tratar de crescimento leve, é ainda compatível com cenário de estabilidade, porém aponta necessidade de cautela e acompanhamento adequado do impacto das medidas de flexibilização em decorrência da interrupção na tendência de queda”, avaliou a Fiocruz.

Faixa-etária

O boletim mostra ainda que a tendência de casos de SRAG, associados a outros vírus respiratórios, aumentou entre crianças de até nove anos.

Por outro lado, os casos da síndrome respiratória em positivos para Covid-19, foram mais comuns entre a população adulta de 20 anos ou mais.

“Esse aumento de casos de SRAG por outros vírus respiratórios se observa em diversos estados do país, sendo uma consequência da maior exposição dessa população nos últimos meses”, detalhou.

Ainda conforme a Fiocruz, com o avanço da vacinação na população adulta, as faixas etárias de 60 anos ou mais voltaram a ser os grupos com maior incidência semanal de casos e óbitos por Covid-19.

Covid-19 em Roraima

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Roraima tem 127.804 casos e 2.038 mortes pela Covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020.

Contudo, o estado tem 68,48% da população imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já em relação ao esquema vacinal completo, 37,78% das pessoas já tomaram as duas doses ou a vacina de dose única. No total, são 186.926 pessoas completamente imunizadas contra a doença.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

2 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

3 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

3 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

3 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

5 horas ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

7 horas ago