Servidores terceirizados da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth - Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo
Os servidores da empresa União Comércio e Serviços Ltda., que presta serviço de limpeza na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth voltaram a realizar manifestação por falta de pagamento. O grupo de funcionários se reuniu em frente à unidade na manhã desta sexta-feira (5).
Conforme o presidente do Sindicato que representa a categoria, Alexandre Grossi, a situação se arrasta há 60 dias. Ou seja, os servidores estão há 2 meses sem receber o salário. Ele afirma que já entraram em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e com a empresa.
“A empresa alega que desde 2020, a Secretaria de Saúde não vem fazendo o repasse da repactuação. Nos últimos dois anos a gente vem dando reajuste salarial, a empresa vem pagando aos trabalhadores, porém, não tem o repasse, essa repactuação, por parte da Seasu”, explicou.
Ainda segundo Grossi, a empresa informou que a pasta não realiza os pagamentos das faturas desde dezembro de 2022.
“A secretária Cecília está ausente. Volta só na semana que vem e não tivemos retorno sobre isso. Sempre que perguntamos a eles, eles falam que as faturas estão em dia. Porém, eles nunca apresentam o pagamento da fatura de dezembro, nunca falam sobre a repactuação. Pedimos a eles uma fiscalização, porém, eles não vão fiscalizar uma coisa que eles mesmo estão errados com a empresa”, disse.
A servidora Suely Pereira da Silva ressaltou que essa é mais uma de várias vezes que já passaram por essa situação. A última manifestação ocorreu na véspera de Natal. “A gente não tinha nem o que pôr em cima da mesa para a ceia de Natal”, lamentou.
A empresa União Comércio está registrada no nome dos sócios administradores Antônia Pereira de Araújo e Gilmar Pereira de Araújo. Eles são parentes do senador Mecias de Jesus (Republicanos).
De acordo com a denúncia enviada à redação, os irmãos Gilmar e Antônia mantêm uma vida muito simples, que não condiz com os valores recebidos pela empresa. E como resultado, a sócia, inclusive, residia em uma casa simples no bairro Cambará, em Boa Vista.
Conforme pesquisas feitas no Diário Oficial do Estado (DOE), a empresa pode ter recebido mais de R$ 100 milhões entre 2014 e 2020 do Governo.
Procurada, a Sesau informou que não recebeu nenhum ofício referente à decisão de paralisação de atividades de limpeza por parte da empresa União.
Conforme a Coordenadoria Geral de Administração, a única nota em pendência referente ao exercício de 2023 é a nota fiscal de março, que encontra-se em trâmite de pagamento. Além disso, a secretaria ressaltou que ainda aguarda o protocolo da nota do mês de abril.
Em relação à pendência de pagamento da nota do mês de dezembro de 2022, a Sesau afirmou que a referida já está incluída no processo de reconhecimento de dívida. A pasta reforçou ainda que o prazo estabelecido em cláusula contratual para pagamento é de até 30 dias úteis após o devido protocolo da nota.
Fonte: Da Redação
Atenção aos preços, qualidade dos produtos e outras medidas importantes vão garantir boas relações de…
Vítima estava trabalhando na instalação de equipamentos de luzes para uma festa que ocorreria neste…
Contribuições podem ser feitas por qualquer pessoa até 9 de maio, por meio da plataforma…
Conforme o edital, 80% da carga horária será ofertada de forma remota e 20% por…
Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 61% nas buscas…
Na Rede Municipal de Ensino de Boa Vista, alunos como Alfredo, de 8 anos, viram…