Foto: Sesau/Arquivo
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu alerta na noite de quinta-feira, 5, para que os 15 municípios de Roraima reforcem as estratégias de vigilância e controle contra a meningite.
De acordo com a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, três casos da doença foram notificados entre as Semanas Epidemiológicas 47 e 49, que compreende o período de 21 de novembro a 4 de dezembro.
Dois desses casos estão relacionados ao município de Rorainópolis, no Sul do Estado, sendo um jovem de 18 anos e uma criança de 10 anos. O terceiro caso foi constatado em uma paciente de 52 anos que reside em Boa Vista.
Caracterizada pela inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, a meningite é considerada uma doença. A transmissão ocorre por meio da exposição direta às gotículas de secreções respiratórias de pacientes infectados.
Os sintomas mais comuns incluem febre acompanhada de dor de cabeça intensa, vômito, assim como aumento da sensibilidade à luz, perda de movimentos e convulsões. Além de rigidez na região da nuca.
O protocolo de controle de doenças inclui a realização de uma série de medidas. Por exemplo: o isolamento dos pacientes suspeitos e o encaminhamento de amostras para laboratórios de referência.
“Para a população, fica o alerta, e é sempre bom lembrar que para a meningite, é fundamental manter a vacinação em dia, não compartilhar objetos de uso pessoal e reforçar os hábitos de higiene”, complementou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.
Fonte: Da Redação
Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…
Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor
Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…