Saúde

Sesau envia paciente de RR para AM, mas cirurgia é cancelada por falta de materiais

Uma paciente com câncer no reto fo enviada na semana passada de Boa Vista para Manaus, no Amazonas, por meio de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Ela finalizou a quimioterapia pelo Hospital Geral de Roraima (HGR) e precisa passar por cirurgia de retirada do tumor. O problema é a falta material no estado vizinho.

Para a cirurgia, se faz fundamental a utilização de um produto descartável chamado grampeador. Sem o insumo em Roraima, a ideia era que a paciente finalizasse o tratamento no Amazonas. Como o material também está em falta, ela sente que o transporte, gasto com dinheiro público, ocorreu à toa.

A acompanhante conversou com Roraima em Tempo sobre a situação. Por ser servidora pública e temer represálias, ela optou por não se identificadar.

“Estávamos aguardando pelo material desde janeiro. Chegamos a Manaus na última quinta-feira [13]. Na sexta passamos pelo médico e ele ficou extremamente chateado desse TFD ter ocorrido, pois o transporte até aqui custou cerca de R$ 1,7 mil. Com esse valor, ele disse que daria para comprar grampeadores tranquilamente, pois é um material barato […] O médico até questionou como ninguém confirmou se tinha material em Manaus antes de nos mandarem”, contou.

Desespero

Ela explicou que ficou desesperada com a situação. Então, entrou em contato com profissionais que atuam em Manaus e Boa Vista para que informem a viagem equivocada ao secretário da Saúde, Airton Cascavel.

“Entramos em contato com o pessoal da oncologia do HGR. Agora, como isso vai se resolvido? Não sabemos. Me disseram que o secretário seria informado disso até quinta-feira [20]”, disse.

A acompanhante ressaltou ainda que o transtorno pode ter impactos na saúde da paciente contemplada pelo TFD. “Uma pessoa com câncer não consegue ter vida ativa como nós. Não tem a mesma disposição de passar por tanto transtorno e estresse. Esse erro pode até ter ocorrido sem querer, mas quem paga ainda somos nós. Não queríamos que fosse assim, é triste pensar que a secretaria só funciona depois que se denuncia na imprensa”. lamentou.

Citada

A Secretaria de Saúde ressalta que ao receber um pedido de TFD é feita a inclusão do paciente na Central Nacional de Regulação da Alta Complexidade e o Amazonas foi o primeiro a sinalizar disponibilidade para a realização do procedimento da paciente, por isso, para garantir a agilidade e efetividade que o caso requer foi feita a liberação do TFD.

No entanto, em contato telefônico com a paciente, na tarde desta quarta-feira, foi constatado que durante a análise feita pelo médico no Amazonas, designado para o caso, seria necessária a utilização de um grampeador mais específico para realizar o procedimento, diferente daqueles disponíveis no momento da liberação do TFD.

A Sesau reforça que o médico designado para o caso vai se reunir nesta quinta-feira com a Direção da Unidade onde a paciente passará pela cirurgia, para tratar da requisição do material e posterior comunicado à paciente sobre a realização do procedimento.

Reforça que todos os encaminhamentos de pacientes oncológicos para fora de Roraima levam em consideração a disponibilidade da Unidade de Saúde e da realização do procedimento pela mesma, e que faz isso em contato direto com a direção da Unidades.

Fonte: Da Redação

Josué Ferreira

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

8 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

9 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

10 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

11 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

12 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

12 horas ago