Saúde

Sesau investiga morte por suspeita de dengue em Roraima

A morte de uma mulher de 48 anos, na última terça-feira (15), que residia em Pacaraima, fronteira com a Venezuela, está sendo investigada pela CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) da Secretaria de Saúde (Sesau).

De acordo com a paciente, os sintomas iniciaram no dia 9 de abril, a princípio, com febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dores intensas nas articulações, vômitos e dor por trás dos olhos.

Entretanto, a paciente só procurou ajuda médica no dia 12 de abril, no Hospital Estadual Délio Tupinambá, em Pacaraima, quando apresentou febre de 37,4 ºC, onde foi medicada e posteriormente, recebeu alta hospitalar.

Após a piora dos sintomas, no dia 14 de abril, a paciente seguiu para o HGR (Hospital Geral de Roraima), onde teve a internação imediata. Apesar disso, houve uma piora no quadro de saúde da paciente, que faleceu no dia seguinte, em 15 de abril.

Início das investigações

Logo após a confirmação do óbito, houve a coleta de sangue para a realização de exames de diagnóstico para dengue. Pacaraima está sob alerta de circulação do vírus da Dengue tipo 2 (DENV2). O material está sendo analisado pelo Lacen (Laboratório Central). Além disso, a equipe da CGVS entrou na investigação hospitalar, todavia, a confirmação da morte por dengue só ocorrerá após o resultado laboratorial do Lacen.

Nas últimas semanas epidemiológicas de 2025 do município de Pacaraima, surgiram dois casos de dengue (vírus DENV2) em indígenas residentes da comunidade Boca da Mata. Porém, na região mais populosa do município não há casos registrados. As equipes da CGVS se deslocaram 215 km para iniciar as medidas de controle vetorial em Pacaraima.

“De modo rápido, iniciamos as medidas de controle vetorial com a busca de casos nas proximidades de residência da paciente que veio a óbito. Todo trabalho foi feito em parceria e com envolvimento da equipe do município [de Pacaraima]”, disse a coordenadora Geral da CGVS, Valdirene Oliveira.

Casos de Dengue

De acordo com o painel de monitoramento da CGVS, atualizado em 14 de abril, aponta para 720 notificações de dengue, sendo 77 casos confirmados, 136 casos prováveis e 584 descartados. Nos últimos cinco anos, Roraima registrou três óbitos por dengue: um em 2020; um em 2021 e um em 2022.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Motorista tem ‘apagão’ no trânsito e bate em poste de iluminação

Homem afirmou que não se recordava do que tinha acontecido; apesar do susto ninguém se…

7 minutos ago

PIS/Pasep 2026: benefício começa a ser pago este mês; saiba quem tem direito a receber

Valor máximo do abono neste ano é de R$ 1.621 e é destinado a trabalhadores…

19 minutos ago

Marceneiro tenta matar irmão com golpes de marreta e pá na cabeça no Senador Hélio Campos

Após atacar o irmão, o marceneiro fugiu do local ameaçando retornar para “terminar o serviço”,…

1 hora ago

Prouni divulga aprovados em primeira chamada; confira a lista

Brasileiros sem diploma de nível superior integram público-alvo

1 hora ago

Vacina contra câncer criada há 20 anos pode mudar o futuro da doença

Imunidade duradoura revela caminho promissor para vacinas contra o câncer

2 horas ago

Mototaxista é preso com cinco granadas em mochila no Cauamé

Homem avistou a polícia e ficou nervoso, levantando suspeitas

3 horas ago