Saúde

Testes rápidos que agilizam detecção e tratamento de doenças virais estão disponíveis em todas as UBSs de Boa Vista

Sífilis, HIV, Hepatite B e C são doenças virais detectáveis por meio dos testes rápidos imunocromatográficos, disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS) de Boa Vista. O exame, feito com amostra de sangue, é um processo prático, rápido e sigiloso. O resultado sai em até 30 minutos, desde a coleta.

No município, os interessados em fazer o teste precisam apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS. Conforme a farmacêutica clínica Ionara Laurindo, a testagem tem sido aliada no rastreio, detecção e tratamento na fase inicial dessas doenças.

“Existe um protocolo formado pelo Ministério da Saúde a ser seguido em casos de resultados positivos. A testagem rápida é para diagnóstico e prevenção, pois caso o paciente teste positivo para doenças virais, o tratamento é prescrito imediatamente e a intervenção médica impede a contaminação de outras pessoas”, disse.

Prevenção às ISTs

O Ministério da Saúde alerta que a principal forma de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é com o uso de preservativos. Especialistas afirmam que é fundamental evitar a reinfecção e tratar parceiros com testagem, tratamento e orientação.

Casos de sífilis

De acordo com o MS, as notificações de sífilis têm aumentado nos últimos três anos em todo o país. Dessa forma, em Boa Vista não é diferente. Nos primeiros oitos meses deste ano, por exemplo, o município contabilizou 419 registros da doença.

Em 2022, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 641 notificações de sífilis. E no ano anterior, 400 casos. As autoridades dividem os registros da doença em dois grupos: congênita – transmitida da gestante para o bebê durante a gravidez ou parto; e adquirida – contaminação pelo sexo sem preservativo.

Tratamento de doenças virais

Caso o paciente teste positivo para infecções, o profissional de enfermagem ou médico prescreve o tratamento. Atualmente, Boa Vista conta com a disponibilização dos medicamentos para Sífilis em todas as UBSs. Assim, pessoas com HIV podem retirar os antirretrovirais em 18 unidades da capital.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Alunos de oficina do Projeto Crescer aprendem sobre ecologia, produção de adubos orgânicos e cuidados com o meio ambiente

Oficina de Educação Ambiental e Compostagem, promovido pela Prefeitura de Boa Vista atende 47 jovens…

34 minutos ago

Por falta de oxigênio na ‘nova’ maternidade, bebê morre e família denuncia negligência

Reforma do prédio, que atrasou por cerca de três anos, foi entregue no dia 6…

2 horas ago

Enquanto empresas suspendem serviços por falta de pagamento da Sesau, Proftalmo de Hiran Gonçalves recebe rigorosamente em dia

Governo do Estado mantém há anos contrato milionário com empresa de oftalmologia do senador

3 horas ago

Mais de 100 escolas municipais participam da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Evento começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 de setembro, na Escola…

4 horas ago

Servidores da maternidade de lona denunciam falta de segurança, após tentativa de invasão no local

Governo do Estado anunciou neste fim de semana que a estrutura está desativada, no entanto,…

5 horas ago