Saúde

Três anos em reforma: Sindicato dos Profissionais da Enfermagem denuncia estrutura precária de hospital em Normandia e cobra do Governo celeridade na entrega da obra

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima (Sindprer) visitou no último sábado, 26, o Hospital Ruth Quitéria de Normandia, e constatou várias irregularidades. A unidade mista está em reforma há três anos e a entidade cobra pela entrega da obra.

Segundo o Sindprer, o hospital funciona de forma improvisada e os profissionais trabalham em condições precárias, o que causa desgaste físico e mental.

Durante a visita, a entidade observou tinta desgastada na sala de parto, ar-condicionado sem manutenção, armários enferrujados e manchas de mofo na parede.

Foto: Ascom/Sindprer

Outro problema relatado pelo Sindicato é a falta de leitos no local. Conforme a entidade, são apenas quatro para atender todo município e comunidades indígenas.

“Vamos encaminhar um ofício para os órgãos competentes e cobrar da gestão a entrega da obra do hospital com urgência”, declarou o presidente do Sindprer, Rubenigue Soares.

‘Descarte irregular’

Ainda durante a visita do Sindicato no local, a equipe flagrou descarte irregular de lixo hospitalar. Imagens enviadas à reportagem mostram sacos de lixo em um terreno ao lado da unidade.

A entidade afirma que os resíduos descartados incluem seringas, luvas e outros materiais infectantes, como restos de placentas.

Citada

Procurada, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que a empresa responsável pelo serviço de adequação e manutenção do Hospital Ruth Quitéria, em Normandia, foi notificada pelo setor de Engenharia da Sesau devido ao lento cumprimento do contrato.

Conforme a pasta, atualmente o serviço encontra-se 85% executado. E a empresa deixou de cumprir o prazo de 150 dias para conclusão, o que gerou nova notificação. Desse modo, a Sesau afirmou que adotará novas medidas administrativas previstas no contrato.

Além disso, informou que os atendimentos de saúde estão ocorrendo diariamente no prédio da UBS, de responsabilidade da Prefeitura de Normandia, que tem a prerrogativa de manutenção e conservação do local. 

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

5 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

48 minutos ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

11 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

14 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

16 horas ago