Crianças e adolescentes de até 10 anos, 11 meses e trabalhadores da saúde, ainda não vacinados, poderão receber a vacina meningocócica C. Esta é uma recomendação do Ministério da Saúde, devido à baixa cobertura vacinal.
A meningite é uma doença caracterizada por um processo inflamatório nas vias membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Bactérias, vírus, fungos e parasitas podem causá-la. Por isso, a dose do imunizante é fundamental para poder evitá-la.
Dessa forma, foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010 e encontra-se no Calendário Nacional de Vacinação, no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade.
Assim, crianças que, por algum motivo, perderam a oportunidade de receber as doses nas idades indicadas poderão se vacinar até os 4 anos.
As doses do imunizante encontram-se disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde com salas de vacina. Confira lista no site da prefeitura e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
De acordo com a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues, a vacinação é a única forma de controlar a doença e manter elevada as coberturas vacinais, além de evitar a ocorrência de surtos e hospitalizações nas unidades de saúde.
Do mesmo modo, além do público infantil, o Ministério da Saúde também recomenda, neste momento, a vacinação dos trabalhadores da saúde, com o esquema de uma dose, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.
Cobertura vacinal – Em 2019 foi de 99,29%; 2020, 93,75%; 2021, 62,61% e em 2022 até agora é de 37,65%.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido