Saúde

Vacina da gripe está disponível nos pontos drive-thru em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista disponibilizou nessa sexta-feira (17), nos dois pontos de vacinação drive-thru, a vacina contra a influenza (gripe) para os grupos prioritários.

Conforme a prefeitura, a iniciativa ocorre após a baixa adesão na Campanha Nacional Contra a Influenza. A ação encerrou no dia 30 de agosto e teve prorrogação, contudo, não alcançou a meta.

A intensificação da vacinação nos grupos prioritários também se deve ao fato de que algumas capitais brasileiras enfrentam um aumento nos casos de gripe. Com a ação, a prefeitura pretende alcançar uma maior cobertura vacinal e evitar, além do adoecimento, possíveis internações hospitalares.

“Queremos convidar todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que ainda não receberam a dose da vacina, que procure uma das unidades básicas com sala de vacina ou um dos dois pontos drive-thru. A prioridade é alcançar essas pessoas, pois são grupos mais vulneráveis para contrair o vírus e com possibilidades de adoecimento e internações hospitalares. Esse ano, nenhum grupo alcançou até o momento a cobertura vacinal”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues.

De acordo com nova recomendação do Ministério da Saúde, as vacinas da gripe e da covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia. Anteriormente, a orientação era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias. A vacina da gripe é ofertada anualmente para os grupos prioritários.

Grupo prioritário

Podem receber a vacina pessoas de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes, bem como jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Também a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade, assim como professores das escolas públicas e privadas.

Documentação

Cartão de vacina, cartão SUS ou CPF. Para quem tem doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deve apresentar laudo ou receita.

Todas as UBS´s que não atendem casos exclusivos de covid-19 e possuem sala de vacina, disponibilizam as doses contra a gripe.

Segunda a sábado, das 8h30 às 17h:

– Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

– Quadra do CRAS, no Parque Germano Sampaio – Pintolândia

Até o dia seis de dezembro deste ano, foram aplicadas 62.223 doses da vacina, com a seguinte cobertura por público-alvo:

Público AlvoDoses Aplicadas% de Cobertura
TRABALHADOR DE SAÚDE6.01360,5
IDOSOS12.85944,2
CRIANÇAS20.59550,4
GESTANTES4.56768,1
PUÉRPERAS96587,6
INDÍGENAS1.59362,8

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

7 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

10 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

10 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

11 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

12 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

13 horas ago