Saúde

Variante Gama do coronavírus é predominante em Roraima, indica Sesau

A variante Gama foi a mais identificada em amostras de testes de Covid-19 em Roraima. A informação é do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da última quinta-feira (23).

Conforme os dados, entre as três variantes que circulam no estado, 239 casos confirmados são da Gama (P.1). Enquanto, foram identificadas uma infecção pela variante delta e outra pela variante Mu. Os dados são das semanas epidemiológicas de 1 a 49 deste ano.

Sendo assim, 98% das variantes da Covid-19 mapeadas correspondem a gama, 1% a delta e os outros 1% a variante Mu. Destas, apenas a variante Mu é considerada uma variante de interesse, já as outras duas são classificadas como variante de preocupação.

A Sesau confirmou o primeiro caso da variante Gama em fevereiro e a Delta em setembro deste ano. Enquanto, a pasta só confirmou o primeiro caso da Mu no mês passado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as variantes de preocupação são aquelas que apresentam alta transmissibilidade e mudanças na apresentação clínica da doença.

As variantes de interesse são aquelas que em comparação com a variante original, tem mutações no vírus e apresentam taxas de transmissão comunitária ou foi identificada em vários países.

Outros dados da Covid-19

Além disso, o boletim da Sesau indica que das vítimas por Covid-19 em Roraima, 59% são homens e 41% são mulheres. No total, Roraima tem 2.074 mortes pela doença desde o início da pandemia.

Nos fatores de risco, o maior número de mortes foram de pessoas com hipertensão (38%), diabetes (28,7%) e doença renal (10,9%).

Outro dado apresentado pela pasta é raça/cor predominantes das vítimas. A secretaria estima que 64,1% das mortes são de pessoas pardas, seguida de brancas (19,1%), indígenas (9,7%) e pretas (3,4%).

Ainda conforme a pasta, nos Distritos de Saúde Especial Indígena (Dsei) Leste e Yanomami, 132 pessoas foram vítimas da doença, sendo 22 do Dsei Yanomami e 110 do Dsei Leste.

Na nacionalidade, a porcentagem de mortes de brasileiros foi de 92,9%, enquanto que 5,7% de venezuelanos e 0,4% de pessoas da Guiana Inglesa.

Nas unidades prisionais do estado, a Sesau confirmou 10 mortes de presos pela doença, sendo uma na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e outras nove na Cadeia Pública Masculina de Boa Vista (CPMBV). Entre os servidores, apenas uma morte foi registrada.

Casos

Quanto aos casos confirmados, a Saúde aponta que dos 128.791 infectados, 55,3% são mulheres e 44,7% são homens. Em relação a faixa-etária, o maior número de casos se concentram entre pessoas com 30 a 39 anos. São 29.975 casos, ou seja, 23,3% do total de casos.

Entre profissionais da saúde, 3.597 pessoas foram infectadas. De acordo com o boletim, os profissionais com maior número de infecções foram os técnicos em enfermagem, com 1.350 casos. Em seguida estão os enfermeiros (545), agente comunitário de saúde (248) e médicos (238).

Já no caso de indígenas, a Sesau confirmou 6.611 casos. Destes, 4.480 são do Dsei Leste e 2.131 do Dsei Yanomami.

Boletim da Covid-19 e vacinação

Na última sexta-feira (24), a Sesau explicou que os dados sobre Covid-19 estão comprometidos devido à um “incidente” no Ministério da Saúde, ocorrido há duas semanas. Por isso, a pasta informou que vai apresentar todos os dados atualizados na próxima segunda-feira (27).

Assim, Roraima segue com 128.791 casos de infectados pela Covid-19 e 2.070 mortes desde março de 2020.

Desde o dia 17, os dados sobre vacinação estão sem atualização. Na data, Roraima tinha 60.832 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 74,79% da população.

Por outro lado, 249.720 pessoas completaram o esquema vacinal com a segunda dose. O número representa 52,34% do público-alvo. Além disso, com o início da distribuição da dose de reforço, 18.254 já se imunizaram.

Ainda conforme o ‘vacinômetro’ da Sesau, ao todo, Roraima recebeu do Ministério da Saúde 1.212.538 vacinas contra a Covid-19 e aplicou 639.447.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

54 minutos ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

2 horas ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago

Sine oferta 110 vagas de emprego para Roraima nesta quinta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

5 horas ago