Saúde

Vereador denuncia falta de médicos em Hospital de Mucajaí

O vereador Joelson Costa (PR), presidente da Câmara Municipal de Mucajaí, ao Sul de Roraima, denunciou falta de médicos no Hospital José Guedes Catão. A unidade de saúde, que é de responsabilidade do Governo do Estado, apresenta estrutura precária.

Conforme o parlamentar, documentos obtidos pelos vereadores registram a falta de médicos nos plantões, que são realizados somente por técnicos e enfermeiros, desde o início do mês de maio.

Na última semana, Joelson enviou ofício para o Ministério Público de Roraima (MPRR), onde ele denunciou a situação que ele descreve como “precária”. Como resultado de diversas outras denúncias realizada pelos vereadores do município, o órgão fiscalizador chegou a mover uma ação contra o Estado.

“Já fiz várias denúncias ao Ministério Público, assim como os demais colegas aqui […] por falta de ambulância, falta de condutor, falta de médico. É uma situação precária na unidade hospitalar.”, disse.

No último documento protocolado por Joelson, ele destaca que o Governo do Estado descumpre determinação judicial de mante pelo menos dois médicos por plantão na unidade.

Segundo o vereador, o problema se arrasta há muito tempo. Ele comentou que um paciente morreu no hospital ano passado, porque não havia médico na ocasião.

“A falta de médico contribuiu para a morte do paciente. Se tivesse o médico na unidade hospitalar o atendimento seria outro. Hoje, mesmo com essa decisão que obriga [a Sesau] a manter dois médicos por plantão na unidade hospitalar, o Estado ainda vem descumprindo essa decisão de judicial. Nós temos documentos para provar que, realmente, muitos desses plantões estão sendo feitos somente pelos técnicos de enfermagem e enfermeiros”, relatou.

Citados

Por meio de nota, o MPRR informou que o órgão já expediu um ofício para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no último dia 16 de maio, a fim de solicitar o envio das escalas de plantões dos médicos lotados no hospital. O órgão acompanha a situação, inclusive, com ajuizamento de Ação Civil Pública.

A direção do Hospital José Guedes Catão afirmou que o problema de atendimento de médicos foi um caso isolado que ocorreu no domingo (21). Ressaltou ainda que o serviços estão acontecendo normalmente.

Em relação à reforma da unidade, a direção informou que os trabalhos foram assumidos por uma nova empresa.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

8 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

12 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

14 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

15 horas ago

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer, na Suíça

16 horas ago

Homem morre afogado no rio Branco ao tentar alcançar barco, em Boa Vista

Vítima de 35 anos morreu na região do Balneário Cat, após desaparecer na água; caso…

16 horas ago