A população de Boa Vista recebeu nesta semana duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A primeira no bairro Said Salomão, entregue na quinta-feira (4) e a segunda no Projeto de Assentamento (P.A) Nova Amazônia, na sexta-feira (5), sendo essa a primeira da zona rural de Boa Vista.
A vereadora Regiane Matos (MDB) participou das duas cerimônias de inauguração. Para ela, o sentimento foi diferente, pois as obras ocorreram durante a gestão dela como titular da Secretaria Municipal de Saúde.
“Tenho certeza de que essas unidades fortalecerão o atendimento de saúde na capital”, afirmou Regiane, destacando seu envolvimento prévio com os projetos. “Eram unidades aguardadas há muito tempo pela população e desempenharão um papel fundamental na melhoria da saúde pública”, declarou a vereadora.
Por outro lado, o prefeito Arthur Henrique destacou a importância das UBSs para a população das duas localidades.
“Esses moradores não vão mais precisar se deslocar até outros bairros. No caso dos moradores do P.A Nova Amazônia, a viagem era ainda maior, cerca de 70km até a unidade mais próxima. Nessas UBSs temos consultório médico, consultório de enfermagem, sala de vacinação, farmácia abastecida especificamente para atender as comunidades locais, e consultório odontológico”, declarou o prefeito.
Denominada UBS Dr. Alceste Madeira de Almeida com uma área de 273,72m², esta UBS porte 1 iniciará suas atividades com quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), bem como duas equipes de Saúde Bucal. Estima-se que serão realizados cerca de 1.500 atendimentos por mês, incluindo consultas de enfermagem, odontológicas e com médicos generalistas.
A unidade está localizada no bairro Said Salomão, mas também atenderá moradores do bairro vizinho, como é o caso de Raimundo Oliveira, de 72 anos, que mora no Pedra Pintada desde 2016.
“É um grande orgulho, porque nosso bairro começou de forma muito difícil. Hoje, temos ruas asfaltadas, bons serviços de limpeza e tudo o que precisamos. Agora a gente também conta com uma UBS novinha, graças a Deus”, disse o morador.
Denominada UBS Marta Almeida Machado, esta é a primeira Unidade Básica de Saúde da área rural de Boa Vista, atendendo aos moradores do P.A Nova Amazônia e das regiões do Murupu e Truaru.
Com a mesma área de 273,72m², a unidade começará com uma equipe da ESF e uma equipe de saúde bucal, com capacidade para expansão de até quatro equipes ESF e duas equipes de saúde bucal. Desse modo, estima-se que serão realizados cerca de 1 mil atendimentos por mês, abrangendo consultas de enfermagem, odontológicas e com médicos generalistas.
Rosilene Santos de Souza, moradora do P.A Nova Amazônia, expressou sua emoção durante o evento. “Esse é um sonho de 20 anos. Já perdemos tantas pessoas por falta de uma UBS, e hoje esse sonho está se realizando”, comemorou.
Quando esteve como secretária de Saúde, Regiane Matos inaugurou três novas unidades básicas de saúde (UBS). Todas com capacidade maior de atendimento. Além disso, durante sua gestão, Boa Vista também teve investimento na Atenção Especializada e no Hospital da Criança Santo Antônio.
Recebeu ainda uma nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), no bairro Mecejana, e o Centro de Teleassistência em Saúde Dra. Erika Priscilla Nascimento Vasconcelos, no bairro Buritis. E a capital se tornou referência nacional com a maior ampliação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Estratégia de Saúde Bucal (ESB) do país.
Fonte: Da Redação
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…
Luciano Queiroz foi condenado em 2009, por participar de um esquema de prostituição de crianças…
Modalidade é voltada para compra de itens como órteses e próteses
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…