Foto: Reprodução/Freepik
O Projeto de Lei 6310/25, do deputado Mauricio Neves (PP-SP), aumenta as penas para furto, roubo e receptação de arma de fogo, acessório ou munição. A proposta, que inclui as mudanças no Código Penal, está em análise na Câmara dos Deputados.
O aumento previsto no projeto é de 1/3 até metade da pena. Assim, com as mudanças, as penas podem chegar a seis anos nos casos de furto e receptação e 15 anos para roubo.
Neves afirmou que o desvio desse tipo de material para o mercado ilegal é um dos principais fatores de fortalecimento de organizações criminosas armadas, gerando riscos diretos à população e às forças de segurança. Estudos de instituições de segurança pública indicam que grande parte das armas usadas em homicídios e roubos qualificados ingressa no crime por meio de furtos, roubos ou receptações. “Ao punir mais severamente quem desvia armas para o mercado ilegal a legislação passa a atingir um dos elos mais estratégicos da cadeia criminosa”, disse.
Próximos passos
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania analisará a proposta. Depois, seguirá para o Plenário. Para virar lei, Câmara e Senado precisam aprovar.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Escolas de educação básica devem realizar a declaração por meio do Sistema Educacenso
Polícia Civil vai continuar as investigações para apurar as circunstâncias da clonagem e possível crime…
Caso aconteceu em janeiro deste ano, quando o homem agrediu e atingiu a mulher com…
Crime aconteceu dia 17, quando quatro indivíduos, divididos em duas motocicletas, chegaram à Rua Jair…
Partida terá transmissão ao vivo às 19h20, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…
Em uma das ocasiões, ele atingiu o portão da casa da mulher com veículo, quebrou…