Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV
Com o novo pacote de obras orçado em mais de R$ 260 milhões anunciado esta semana pelo prefeito Arthur Henrique (MDB), Boa Vista ganhará novos equipamentos na área da saúde que ampliarão os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) em diversos bairros da capital roraimense. Dessa forma, a expectativa é atender uma média de 4.600 pessoas por mês em cada uma das unidades.
“Estamos implantando esse pacote de obras em diversas áreas que beneficiarão toda a cidade. Somos uma das primeiras capitais a implantar o conceito de ‘APS do Futuro’ e nossa proposta é fortalecer cada vez mais a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando e qualificando os serviços de saúde ofertados em Boa Vista”, disse o prefeito Arthur Henrique.
A Prefeitura vai construir mais quatro Unidades Básicas de Saúde porte 4 (com 4 equipes de Saúde da Família) nos bairros Santa Tereza, Caranã (Mariano de Andrade), Nova Cidade (Délio Tupinambá) e, por fim, no Caimbé (Olenka Macellaro Thomé Vieira).
Além disso, também terá a construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER II) voltado à assistência integral a crianças com deficiência física, auditiva, intelectual e visual, como também a ampliação da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). As obras iniciam a partir deste mês de maio e, assim, devem estar prontas no prazo de 360 dias.
Além desse pacote de obras, outras construções de UBSs são executadas na cidade e deverão ser entregues ainda esse ano para a população. Uma delas fica no bairro Cidade Satélite, onde é construída uma unidade porte IV no residencial Vila Jardim para atender os moradores daquela região. Outra em fase de conclusão está no bairro Said Salomão, divisa com o Pedra Pintada.
O pedreiro Francisco Lima Conceição, 48, mora em frente à nova UBS e tem acompanhado o andamento da obra. Ele mora há oito anos no Pedra Pintada e afirma que a nova unidade de saúde chegará em boa hora para atender os moradores dessa região.
“As UBSs mais próximas ficam nos bairros Caranã e Cauamé. Por ser um bairro mais afastado, pensava que não chegaria tão cedo uma UBS no meu bairro. Mas vejo que as obras estão bem avançadas. Daqui a pouco, não vamos mais precisar se deslocar para outros bairros vizinhos em busca de atendimento médico”, disse o morador.
E não é só na área urbana que os investimentos chegam à população. Na zona rural, os moradores já comemoram a nova UBS no PA Nova Amazônia, região do Murupu, que também está na fase de conclusão. Conforme a comerciante Tatiana Oliveira, 38, que é moradora há 10 anos da região, ela está ansiosa pela inauguração.
“Sei de pessoas que moram nessa região e que precisaram percorrer esses quase 45km até Boa Vista em busca de atendimento médico. E essa UBS vai nos atender, pois a população cresceu bastante no P.A. Nova Amazônia. Vejo uma gestão da prefeitura que está fazendo história, tanto na cidade, como na zona rural”, afirmou.
Fonte: Da Redação
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor
Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…