Sem categoria

Com gravidez de alto risco, mulher denuncia espera de quatro meses por consulta no Centro de Referência de Saúde da Mulher

Em denúncia relatada ao Roraima em Tempo nesta segunda-feira, 12, um dia após o Dia das Mães, a gestante de 35 anos, Rejane Silva, denuncia a demora de quatro meses para receber atendimento no Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM). Ela está no quinto mês de uma gestação de alto risco. E, mesmo com a consulta pré-natal em dia, ao ter o encaminhamento para o Centro, ainda assim, o atendimento não prossegue.

Além disso, Rejane relata que tentou contato via Whatsapp. Mas ao contatar o número de telefone do Centro de Referência, a gestante não obtém nenhuma resposta sobre possível data de atendimento da sua consulta.

“A última vez que eu fui lá, foi segunda-feira passada, para ver se haviam agendado e até agora não foi agendado. Passaram o número do Whatsapp para eu ficar acompanhando, mas aí eu mando mensagem pro Whatsapp de lá, eu envio todo o documento, o laudo do médico, só que ninguém olha. Só visualiza e não responde nada, nem para dizer pelo menos se já foi agendado, quando vai ser agendado, entendeu? Então fica meio complicado” respondeu a gestante.

Segundo Rejane, ao procurar o Centro de Referência, a instituição não dá motivo plausível para a não realização da consulta. Apenas respondem para que a paciente aguarde a chamada, mas devido à gravidez de risco, a espera gera angústia.

“Todos os meses eu vou lá me informar para ver como é que está o andamento só que falam para eu aguardar, mas não tem como mais eu aguardar esse atendimento. Isso já tá me complicando, já vou fazer os 5 meses de grávida e eu tô precisando muito ser acompanhada pelo Centro de Referência da Mulher”, disse Rejane.

Espera angustiante

Sem atendimento e sem previsão para agendamento da consulta, a gestante teme pelo pior. A causa da gravidez de alto risco é por conta de um descolamento da parede uterina, que ocorre quando a placenta se separa da parede do útero antes do parto.

“Tenho um descolamento subcrônico de 47 mm de alto risco onde tenho um sangramento. Tenho que ter repouso absoluto, pois minha gravidez é de alto risco, pois posso ter um aborto espontâneo devido ao sangramento” desabafou.

Citada

Procurada, a Sesau informou que a paciente teve consulta autorizada com ginecologista/obstetra para pré-natal de risco para o dia 26 de março, mas não compareceu.

A Secretaria de Saúde destacou que é importante que a paciente faça o acompanhamento de solicitação de consulta na rede estadual por meio da UBS onde ocorreu a solicitação. Sem essa confirmação, a vaga é preenchida por outra paciente que se encontra na fila única.

Por ter perdido a consulta no dia 26 de março, a Sesau informo que fez novo agendamento para o dia 15 de maio, às 13 horas, no Centro de Referência em Saúde da Mulher, para ginecologista/obstetra.

Além disso, a paciente tem confirmadas consultas com psicólogo, para o dia 28 de maio às 08h30, e 29 de maio, às 07h para nutricionista. Ambas no Centro de Referência em Saúde da Mulher.

A Sesau disponibiliza o telefone (95) 98410-2664 para obter informações acerca de procedimentos. O contato deve ocorrer por meio de mensagem de texto, somente.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

49 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

2 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

15 horas ago