Sem categoria

Com gravidez de alto risco, mulher denuncia espera de quatro meses por consulta no Centro de Referência de Saúde da Mulher

Em denúncia relatada ao Roraima em Tempo nesta segunda-feira, 12, um dia após o Dia das Mães, a gestante de 35 anos, Rejane Silva, denuncia a demora de quatro meses para receber atendimento no Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM). Ela está no quinto mês de uma gestação de alto risco. E, mesmo com a consulta pré-natal em dia, ao ter o encaminhamento para o Centro, ainda assim, o atendimento não prossegue.

Além disso, Rejane relata que tentou contato via Whatsapp. Mas ao contatar o número de telefone do Centro de Referência, a gestante não obtém nenhuma resposta sobre possível data de atendimento da sua consulta.

“A última vez que eu fui lá, foi segunda-feira passada, para ver se haviam agendado e até agora não foi agendado. Passaram o número do Whatsapp para eu ficar acompanhando, mas aí eu mando mensagem pro Whatsapp de lá, eu envio todo o documento, o laudo do médico, só que ninguém olha. Só visualiza e não responde nada, nem para dizer pelo menos se já foi agendado, quando vai ser agendado, entendeu? Então fica meio complicado” respondeu a gestante.

Segundo Rejane, ao procurar o Centro de Referência, a instituição não dá motivo plausível para a não realização da consulta. Apenas respondem para que a paciente aguarde a chamada, mas devido à gravidez de risco, a espera gera angústia.

“Todos os meses eu vou lá me informar para ver como é que está o andamento só que falam para eu aguardar, mas não tem como mais eu aguardar esse atendimento. Isso já tá me complicando, já vou fazer os 5 meses de grávida e eu tô precisando muito ser acompanhada pelo Centro de Referência da Mulher”, disse Rejane.

Espera angustiante

Sem atendimento e sem previsão para agendamento da consulta, a gestante teme pelo pior. A causa da gravidez de alto risco é por conta de um descolamento da parede uterina, que ocorre quando a placenta se separa da parede do útero antes do parto.

“Tenho um descolamento subcrônico de 47 mm de alto risco onde tenho um sangramento. Tenho que ter repouso absoluto, pois minha gravidez é de alto risco, pois posso ter um aborto espontâneo devido ao sangramento” desabafou.

Citada

Procurada, a Sesau informou que a paciente teve consulta autorizada com ginecologista/obstetra para pré-natal de risco para o dia 26 de março, mas não compareceu.

A Secretaria de Saúde destacou que é importante que a paciente faça o acompanhamento de solicitação de consulta na rede estadual por meio da UBS onde ocorreu a solicitação. Sem essa confirmação, a vaga é preenchida por outra paciente que se encontra na fila única.

Por ter perdido a consulta no dia 26 de março, a Sesau informo que fez novo agendamento para o dia 15 de maio, às 13 horas, no Centro de Referência em Saúde da Mulher, para ginecologista/obstetra.

Além disso, a paciente tem confirmadas consultas com psicólogo, para o dia 28 de maio às 08h30, e 29 de maio, às 07h para nutricionista. Ambas no Centro de Referência em Saúde da Mulher.

A Sesau disponibiliza o telefone (95) 98410-2664 para obter informações acerca de procedimentos. O contato deve ocorrer por meio de mensagem de texto, somente.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Justiça condena empresário que foi flagrado com 103kg de ouro ilegal dentro de carro em Roraima

Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista

15 minutos ago

Casal desaparece em Rorainópolis e carro é encontrado incendiado

Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…

42 minutos ago

Blitz alerta motoristas sobre direção responsável nas festas de fim de ano em Boa Vista

Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14

57 minutos ago

Bandeiras tarifárias começam a valer dia 1º janeiro; saiba como vai funcionar

Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…

2 horas ago

Mais de 600 mil professores da educação básica deixarão de pagar Imposto de Renda

Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…

2 horas ago

Alistamento militar 2026 começa em 1º de janeiro

Prazo segue até 30 de junho. Processo é obrigatório para jovens do sexo masculino e…

4 horas ago