Sem categoria

Cuidadores da educação de Boa Vista passam por treinamento para atendimento de primeiros socorros

Com foco na preparação dos cuidadores recém-convocados para atuar na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Boa Vista, por meio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (Samu BV), promoveu nesta quinta-feira, 29, uma capacitação sobre técnicas de primeiros socorros para situações de emergência no ambiente escolar.

O treinamento é baseada na Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que visa aumentar a segurança das crianças nas escolas. O diretor do Samu BV, Luciano Coutinho, destacou a importância do momento junto aos quase 110 profissionais. É que o trabalho dos cuidadores é fundamental para o bem-estar e a segurança dos alunos, especialmente os que necessitam de atenção especial.

“Abordamos sobre os princípios de primeiros socorros, principalmente diante de situações como engasgos e crises convulsivas, pois esses profissionais estarão em contato direto com crianças. É mais um compromisso do prefeito Arthur com a segurança no ambiente escolar e uma forma de fortalecer o elo entre a educação e a saúde do município”, pontuou.

Para os cuidadores, a experiência é uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento da atuação profissional, conforme explicou a técnica de enfermagem Simone Trindade. “É uma capacitação essencial porque caso aconteça algum incidente, estaremos preparados para agir. Tenho absorvido o máximo de conhecimento de cada palestra para dar meu melhor a cada criança”, disse.

O cuidador Pedro Henrique Oliveira também reforçou a relevância do momento para a atuação nas escolas. “A gente já vai entrar preparado. Vejo como um momento essencial porque, particularmente, eu tinha receio de não saber agir caso alguma criança se engasgasse ou passasse mal. Agora eu já sei o que fazer em situações assim”, contou.

Semana de formação para os cuidadores

A capacitação do Samu BV faz parte de uma ampla formação dos cuidadores, que desde o início da semana já se reuniram com diferentes especialistas, como pedagogos, psicólogos e fisioterapeutas. Segundo a assessora pedagógica, Bernarda Gorvino, o objetivo é oferecer um suporte completo para que os profissionais exerçam suas funções com segurança, sensibilidade e conhecimento técnico.

“É uma preparação padrão, que acontece com todos os nossos cuidadores antes deles entrarem nas escolas, para que se sintam preparados a atuar da melhor forma, com técnicas e conhecimentos que prezam pela segurança, respeito e acolhimento dos alunos da rede municipal de ensino”, falou.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

6 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

9 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

11 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

12 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

12 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

13 horas ago