Categories: Sem categoria

Defensoria Pública atende população LGBTQIA+ em Roraima para orientação e agendamento de retificação do nome e gênero

A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) realiza ação nesta quarta-feira (28) em parceria com a Associação de Travestis e Transexuais de Roraima (ATERR).

A ATERR visa apoiar a população LGBTQIA+ e seus familiares, bem como as mulheres cis, idosos, pessoas vivendo com HIV/Aids, migrantes, pessoas em situação de rua, com deficiência e outros grupos na defesa dos direitos humanos e manutenção da qualidade de vida por meio de ações assistenciais preventivas e da promoção humana.

A DPE-RR estará presente para orientação e agendamento para retificação de nome e gênero. Além de serviços jurídicos como ação e execução de alimentos, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda e responsabilidade, alvará judicial, interdição, assim como divórcio, retificação de registros públicos, 2ª via de certidão de nascimento, informações sobre processos cíveis e criminais e demais orientações jurídicas.

O defensor público-geral, Oleno Matos, destaca que a atuação da Defensoria Pública na garantia dos direitos das pessoas LGBTQIA+ é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

“Por meio de um compromisso firme com a defesa dos direitos humanos, a DPE-RR empenham-se em combater a discriminação, o preconceito e a violência enfrentados pela comunidade LGBTQIA+, buscando assegurar a plena efetivação de direitos como o reconhecimento da identidade de gênero, o acesso à saúde, à educação e à justiça, contribuindo para a promoção da dignidade e da igualdade para todas e todos”, disse.

Dignidade

Para Rebecka Marinho, coordenadora de articulação da ATERR e organizadora do evento, a retificação do nome e gênero na documentação de travestis e transexuais garante o direito a dignidade da pessoa humana.

“Essa parceria é fundamental, pois minimiza o preconceito, discriminação e o assédio a essa população principalmente em órgãos públicos e privados. A DPE-RR veio para somar conosco. E ampliar esse leque entre essa pessoa que se encontra em vulnerabilidade e tem menos acesso a esses serviços”, declarou.

A ação social e educativa será realizada em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no dia 28 de junho. Ela contará com uma série de programações. Confira algumas:

  • Palestras;
  • Momento cultural;
  • Rodas de conversa;
  • Prestação de serviços de saúde e jurídicos;
  • Vacinação;
  • Retirada do cartão do SUS.

O evento ocorrerá na sede da ATERR, localizada na rua São Paulo, número 168, no bairro Centenário a partir das 8h até às 12h.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

IFRR oferta 180 vagas para Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Línguas Indígenas

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de outubro

7 minutos ago

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

1 hora ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

2 horas ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago