Presidente do Brasil, Lula da Silva - Foto: Reprodução/Poder 360
O presidente Lula sancionou, nesta quarta-feira, 18, as leis que garantem a recomposição salarial e a modernização das carreiras da Câmara dos Deputados, Senado Federal, assim como do Tribunal de Contas da União (TCU).
Contudo, Lula, vetou reajustes plurianuais e benefícios que poderiam furar o teto constitucional.
A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confirmando, portando, o aumento salarial para o exercício de 2026, mas rejeita o escalonamento que se estenderia até 2029.
As leis nº 15.349, 15.350 e 15.351 trazem algumas mudanças estruturais para o funcionalismo do Legislativo e do controle externo:
O Planalto vetou, ao todo, quatro pontos das legislações. Sendo, os reajustes para 2027 a 2029; a licença compensatória; os pagamentos retroativos; e o cálculo de aposentadoria.
A justificativa do executivo é com base na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e no equilíbrio das contas públicas, a partir do argumento de que governo atual não pode criar despesas obrigatórias que se estendam além do mandato.
Disparo ocorreu durante atividade de lazer entre os dois. Caso aconteceu neste sábado, 4
15ª edição do evento ocorreu de forma simultânea em três secretarias de Boa Vista
Suspeita de 42 anos, foi detida por contrabando e crime ambiental
Homem disse que não se recordava do momento do acidente. Caso aconteceu na madrugada deste…
Wendy Taina recebeu da equipe do Grupo Égia de Comunicação uma cesta recheada de doces…
Caso aconteceu no bairro Aeroporto. Policial penal ainda tentou resistir à abordagem da PRF