Sem categoria

Mulheres vítimas de violência doméstica terão tratamento dentário pelo SUS

As mulheres que perderam dentes ou tiveram fraturas faciais após sofrerem agressões domésticas terão direito à reconstrução dentária pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Senado aprovou na terça-feira (11) o projeto de lei (PL 4.440/2024) que prevê o tratamento prioritário e gratuito. O texto segue para sanção presidencial.

Assim, a senadora Drª Eudócia (PL-AL) apresentou em Plenário seu parecer favorável à criação do Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica previsto na proposta.

Ela então explicou que as intervenções odontológicas incluem procedimentos de emergência, como o controle de hemorragias, o tratamento de infecções e a redução de fraturas. Dependendo do caso, também podem ser necessárias cirurgias complexas para a consolidação óssea e a colocação de próteses dentárias.

Além disso, outros procedimentos cirúrgicos e plásticos podem ser indicados para restaurar o sorriso e minimizar os impactos psicológicos.

Violência gera danos físicos e emocionais nas mulheres

Os danos físicos que acometem a face e o aparelho bucal se destacam pelos efeitos incapacitantes, que ultrapassam os aspectos funcionais, alcançando também as dimensões social e emocional da mulher agredida — explicou a senadora.

Como resultado, o texto recebeu apoio de senadoras que participaram da sessão. A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que é médica, defendeu a independência econômica feminina. Ela também pediu que a saúde da mulher esteja definitivamente no orçamento. 

Na violência doméstica, na grande maioria, eles usam a face, que é uma maneira de destruir a mulher. Normalmente, as lesões são graves. Precisam de recuperação e implante dentário.

Já a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) parabenizou a autora da proposta, deputada Simone Marquetto (MDB-SP), e afirmou que uma lei já existente prevê que o agressor tenha que ressarcir os gastos do SUS com esse tipo de tratamento. 

“Nós que estamos na ponta trabalhando com mulheres, quando o rosto delas sofre desfiguração, há marcas para a vida inteira. Temos muitas instituições, cirurgiões plásticos que estão se dedicando a restaurar rostos destruídos“, complementou. 

Fonte: Agência Senado

Polyana Girardi

Recent Posts

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese

45 minutos ago

MPRR instaura inquérito e recomenda que Governo do Estado suspenda seletivo da Educação de 1,6 mil vagas por 30 dias

Órgão estabelece um prazo de cinco dias para que a Pasta informe as medidas adotadas…

1 hora ago

Sine: veja as 205 oportunidades de emprego para esta segunda-feira, 15

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Jovem é morto pela namorada após discussão no interior de RR

Mulher, de 34 anos, disse que golpeou Luidy Gabriel Sousa do Vale para se defender…

3 horas ago

Mais três integrantes de facção são presos em Roraima e Santa Catarina; sobe para 21 mandados de prisão cumpridos

Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…

19 horas ago

Videogame brasileiro tem menino yanomami como herói

Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami

20 horas ago