Sem categoria

Operação Protetor do Bioma: Polícia Civil realiza ação de fiscalização integrada de proteção ambiental em Tepequém

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) realiza desde 1º deste mês, uma operação no Tepequém, município de Amajari, para combater práticas ilegais que vinham sendo denunciadas pelos moradores da região.

A iniciativa compõe as ações integradas de proteção ambiental, no contexto da “Operação Protetor do Bioma”, deflagrada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

A Polícia Civil coordena a ação integrada com a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), CIPA/PMRR (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), bem como Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Amajari.

De acordo com o delegado da DPMA, Francisco Araújo, a equipe concentrou o trabalho do dia 5 até ontem, dia 10, na região do Tepequém. Lá averiguaram denúncias de possíveis construção em áreas de proteção ambiental e grilagem.

“Fizemos uma reunião com a associação dos moradores, onde relataram possíveis invasões, o que vem ocorrendo com muita frequência na região. Tem muitas pessoas construindo às margens dos rios, de algumas APPs [Áreas de Proteção Permanentes], além de venderem lotes irregulares”, disse o delegado.

Crime ambiental

Durante dois dias de fiscalização, conforme Francisco Evangelista, a ação identificou uma construção que estava sendo realizada às margens de um rio, em uma área de proteção permanente. Ainda de acordo com ele, a obra foi embargada e o proprietário não se encontrava no local para prestar esclarecimentos.

“Contra o proprietário será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e ele responderá, também por infração administrativa. A obra que já estava em andamento foi embargada”, disse.

Além das fiscalizações, moradores e alunos de uma escola municipal receberam orientações sobre a importância da preservação da natureza e a conscientização ambiental.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

20 segundos ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

2 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

2 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

3 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

4 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

13 horas ago