Sem categoria

Pesquisa Serasa: 38% dos brasileiros já se endividaram consumindo produtos geek

A cultura geek deixou de ser nicho e se tornou um dos pilares mais influentes do entretenimento atualmente.

Uma pesquisa inédita da Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, mostra que mais da metade dos entrevistados (51%) reservam mensalmente um valor para seus hobbies e produtos deste universo.

Assim, deste total, 73% destinam até R$300 para as compras de produtos relacionados à filmes que dominaram o cinema mundial a franquias de games que viraram fenômenos culturais

Segundo levantamento, o maior gasto desse público (57%) é com streamings e assinaturas. Para os entrevistados (69%), “ser nerd” é motivo de orgulho.

50% dos entrevistados enxergam o consumo como uma forma de expressar sua identidade. Além disso, 32% consideram que os “nerds” atuais são mais sociáveis do que as das gerações anteriores.

Quanto aos universos favoritos dos entrevistados, filmes e séries aparecem no topo (53%), seguidos por tecnologia (43%), games (38%) e animes (33%).

Não à toa, entre os maiores gastos, se destacam streaming e assinaturas (57%), tecnologia e gadgets – dispositivos eletrônicos (31%), e livros e histórias em quadrinhos (29%).

Apesar da paixão, o entusiasmo nem sempre vem acompanhado de planejamento: 38% dos entrevistados admitem já ter se endividado por conta de compras ou experiências, enquanto 15% afirmam ter atrasado ou deixado de pagar contas básicas por este motivo.

“Os dados mostram que a relação do público com a cultura geek é muito emocional, e isso impacta diretamente o modo como ele consome. Entender estes hábitos é essencial para conseguir equilibrar o hobby e a organização financeira, evitando comprometer o orçamento”, conclui Laisse Francisco, especialista da Serasa em educação financeira.

Nerd x geek

Tradicionalmente, “nerd” é um termo associado a pessoas profundamente interessadas por temas acadêmicos, tecnológicos e intelectuais.

Por outro lado, “geek” está mais ligado à cultura pop, tecnologia, games, quadrinhos, entre outros. Na prática, as duas identidades se misturam e se complementam, unindo paixão e conexão com a comunidade.

Para os entrevistados, a imagem do nerd mudou com o tempo, 35% acreditam que o termo virou “mainstream”, ou seja, uma tendência.

Além disso, 32% consideram que os nerds atuais são mais sociáveis do que os das gerações anteriores e 21% afirmam que eles são mais respeitados hoje.

A identidade também traz benefícios práticos para 71% dos respondentes que apontam que isso os ajudou a desenvolver habilidades úteis para o trabalho ou estudos.

Metodologia

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box com 501 entrevistados em todo o país, entre 30 de outubro e 10 de novembro de 2025. Porém, há uma margem de erro: 4,4 pontos percentuais.

Tiago Côrtes

Recent Posts

Mulher é morta com tiro na barriga enquanto dormia em Boa Vista

Crime aconteceu na madrugada deste domingo, 21, no bairro Tancredo Neves. Marido da mulher também…

35 minutos ago

Bolsa Família: 70% dos adolescentes deixaram o programa em 10 anos

Aumento da escolaridade, do acompanhamento em saúde e inserção no mercado formal de trabalho foram…

2 horas ago

Foragido da Justiça de RR condenado por matar empresário é preso no Acre; criminoso está na lista dos mais procurados do Brasil

Gessé Diomar Mendes Barros, foi condenado por mandar matar o empresário Rogério de Oliveira Rosa em…

5 horas ago

Concurso do TCU no TikTok premia vídeos criativos sobre participação cidadã com até R$10 mil

O concurso tem o objetivo de incentivar estudantes universitários a criarem conteúdo sobre controle social

5 horas ago

Veja 15 dicas para evitar golpes nas compras de Natal

Não clicar em links enviados por e-mails, SMS e app de mensagem; pagar com cartão…

20 horas ago

Audiência de custódia virtual reduz garantia de direitos, diz estudo

Em mais de 1.200 sessões avaliadas, apenas 19% relataram maus-tratos

22 horas ago