Foto: Divulgação
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Roraima confirmou na sexta-feira, 25 a morte por dengue de uma mulher de 48 anos, de Pacaraima. Este é o primeiro óbito pela doença deste ano, no estado. A morte teve confirmação por exame laboratorial do Laboratório Central. (Lacen).
O caso já tinha investigação desde o dia 15 de abril. É que a paciente faleceu após dar entrada no Hospital Geral de Roraima. (HGR). Os sintomas começaram em 9 de abril e incluíam febre, mialgia (dor muscular), dor abdominal, cefaleia (dor de cabeça), vômitos e dor retroorbitária.
Do mesmo modo, a paciente buscou atendimento pela primeira vez em 12 de abril, no Hospital Délio Tupinambá, em Pacaraima, onde foi medicada. No dia 14, com agravamento do quadro, a equipe encaminhou a paciente ao HGR, onde o quadro evoluiu e avançou para o óbito no dia seguinte.
Sendo assim, a confirmação do óbito ocorreu nove dias após a notificação inicial. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HGR comunicou então, o caso ao Núcleo de Controle de Febre Amarela e Dengue, da CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde), que iniciou o protocolo de investigação.
De acordo com o painel de monitoramento da CGVS, atualizado em 14 de abril, Roraima contabilizava 720 notificações de dengue, com 77 casos confirmados, 136 casos prováveis e 584 descartados. O último óbito por dengue no Estado foi registrado em 2022.
Fonte: Da Redação
Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…
Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami
Segundo a PMRR, o homem ainda estava com sinais vitais, mas não resistiu e morreu…
Jovem teria perdido o controle da motocicleta, batido no meio-fio e, em seguida, se chocou…
Utilização do hormônio sem indicação é potencialmente danosa, afirmam
Irmão confirmou o desaparecimento neste sábado; as buscas foram encerradas na madrugada, sendo retomadas na…