Categories: Sem categoria

SUS passará a custear novo remédio para tratamento de neuroblastoma

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a incorporação do medicamento betadinutuximabe ao tratamento do neuroblastoma de alto risco. Ou seja, o Sistema Único de Saúde (SUS) custeará e distribuirá o remédio. A condição para o tratamento é a de que o paciente tenha sido previamente tratado com quimioterapia e alcançado pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapêutica mieloablativa e transplante de células tronco.

O pedido de incorporação do medicamento foi submetido à Conitec em janeiro deste ano pelo laboratório farmacêutico Recordati. Ele comercializa o remédio com o nome Qarziba.

O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer infantil mais recorrente, logo depois da leucemia e de tumores cerebrais. O remédio, que custa cerca de R$ 2 milhões, é indicado para casos de alto risco ou recidiva. Mais de mil pacientes de 18 países já utilizaram. Conforme o fabricante, o medicamento melhora a sobrevida, aumenta a probabilidade de cura e reduz o risco de a doença voltar.  

Em janeiro deste ano, uma campanha de arrecadação de recursos para o tratamento de Pedro, filho do indigenista Bruno Pereira, chamou a atenção para a urgência da incorporação do betadinutuximabe ao SUS. Assim, em apenas três dias, a campanha alcançou a meta. No entanto, a família de Pedro se uniu a outras famílias que também vivenciam a dificuldade de acesso aos remédios para o tratamento do neuroblastoma.

A reunião da Conitec também aprovou a incorporação ao SUS de novos remédios para doença pulmonar obstrutiva crônica. Confira as demais deliberações da comissão aqui.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

7 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

11 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

12 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

13 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

14 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago