Imagem ilustartiva
O Governo do Brasil vai integrar o Analisador de Licitações, Contratos e Editais, conhecido como Alice, ao sistema (compras.gov.br). Dessa forma, fortalecendo a integridade nas compras públicas. A ferramenta é uma iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Controladoria-Geral da União (CGU).
Com a novidade, os alertas gerados pela ferramenta passam a aparecer automaticamente na área de trabalho dos agentes de contratação. Isso, após a publicação do edital, facilitando a identificação de inconsistências, assim como prevenindo riscos.
Conforme a CGU, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta Alice, ela é uma tecnologia criada para analisar automaticamente editais de licitação publicados nas plataformas oficiais. Assim, identifica pontos que merecem atenção, como prazos muito curtos, exigências que podem limitar a participação de fornecedores. Também, descrições que indiquem preço acima do praticado pelo mercado. A ferramenta funciona, por exemplo, com base em trilhas de auditoria, que são conjuntos de regras capazes de reconhecer situações de risco. Com isso, orientar melhorias, com técnicas de análise de textos e inteligência artificial.
Os alertas produzidos pela Alice ficam disponíveis diretamente para o gestor responsável pelo edital publicado, dentro da área de trabalho do agente de contratação. O robô identifica de imediato o que precisa de revisão, assim que o edital é publicado. Ele aponta o trecho exato do documento que motivou a sinalização. Facilitando, portanto, ajustes e contribuindo para a melhoria contínua das contratações públicas.
“Com a integração da Alice ao Compras.gov.br, damos um passo importante para aprimorar a integridade das contratações. É usar a tecnologia para vai apoiar o agente que lida com licitações e melhorar a qualidade dos editais”, afirmou a secretária adjunta de Gestão e Inovação (Seges), Regina Lemos.
Para entender como utilizar a ferramenta no dia a dia, agentes de contratação que atuam na elaboração e gestão de editais de licitação poderão assistir ao webinário no canal do MGI no YouTube, no dia 15 de dezembro, às 15h. O evento é aberto ao público e não exige inscrição prévia.
O webinário vai explicar como essa integração funciona na prática, como isso ocorre, quais trilhas de auditoria aplicadas, como os alertas chegam ao gestor e de que forma esse retorno rápido pode apoiar a elaboração de editais mais claros, seguros e competitivos.
O encontro também mostrará os benefícios dessa inovação para as unidades administrativas, como maior padronização, redução de retrabalho, diminuição de impugnações e fortalecimento da integridade nas compras públicas.
Fonte: Agência Gov
Vice-prefeito deixa a Secretaria de Saúde e assume Prefeitura nas férias de Arthur Henrique
Grupo firmou parceria com Studium Sport, garantindo novas contrações e treinamentos em ritmo acelerado para…
Campanha iniciou neste domingo, 14, pela Praia do bairro Caçari
Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese
Órgão estabelece um prazo de cinco dias para que a Pasta informe as medidas adotadas…
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…