Tecnologia

Programa do Governo Federal traduz vídeos para as línguas macuxi e ingarikó em Roraima

O programa Brasil Antenado, do Governo Federal, ganha um novo capítulo em Roraima, com foco especial para o município de Uiramutã, que possui a maior proporção de população indígena do país (95%, segundo o IBGE).

Dessa forma, para garantir que o benefício chegue a todos, o vídeo tutorial sobre a instalação gratuita das antenas parabólicas digitais foi traduzido para as línguas Macuxi e Ingarikó.

A política pública do Ministério das Comunicações e da Anatel distribui e instala gratuitamente kits de antena parabólica digital. Desse modo, garante acesso a mais de 100 canais de TV aberta com qualidade digital de som e imagem.

Os resultados obtidos em Jacareacanga, no sudoeste do Pará, inspirou a metodologia. Por lá, identificaram a barreira linguística como o principal entrave para a adesão ao programa. Assim, após a divulgação de tutorial na língua munduruku, os pedidos de instalação saltaram mais de 150% em apenas quatro semanas.

A iniciativa busca assegurar que cerca de 2,2 mil famílias da região de Uiramutã, aptas a receber o benefício até março de 2026, tenham acesso claro aos seus direitos. Portanto, respeitando suas identidades culturais e linguísticas.

O Brasil Antenado atende famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que vivem em localidades onde o sinal de TV é difícil ou inexistente. Ao todo, o programa contempla 323 municípios em 16 estados brasileiros.

As famílias elegíveis podem solicitar o kit e a instalação gratuita pelos canais oficiais: o site brasilantenado.org.br ou pelo telefone e WhatsApp 0800 729 2404. Conheça as traduções nesse link

O Brasil Antenado

O programa Brasil Antenado, viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025, tem como objetivo central assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão gratuita para diversas famílias.

Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, de forma faseada e até junho de 2026.

  • Fase A (14/07–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas. – CONCLUÍDA
  • Fase B (13/10/2025 – 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) – mais de 229 mil famílias aptas.
  • Fase C (12/01/2026 – 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.

A lista completa de cidades está disponível no site oficial.

Fonte: Da Redação

Tiago Côrtes

Recent Posts

Homem é preso por violência doméstica e ameaças de morte em Boa Vista

Suspeito estava armado com uma faca, ele teria ameaçado matar todos na casa, incluindo mulheres…

10 minutos ago

Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta, 20

Voluntárias devem acompanhar processo de alistamento no site oficial

18 minutos ago

Homem bêbado é preso após arrombar portão de casa e ameaçar família de morte

Suspeito estava armado com uma faca quando passou a fazer as ameaças. A Polícia verificou…

1 hora ago

Instituto tem prestação de contas reprovada por contrato da Expoferr 2023 e recebe prazo de 5 dias para devolver R$ 4 milhões

Secretaria de Agricultura contratou o Ibras por R$ 17 milhões para realizar o evento. Entre…

3 horas ago

Tribunal decide sobre julgamento do caso Romano dos Anjos na próxima terça, 24

Ex-deputado Jalser Renier entrou com habeas corpus para pedir que o caso seja julgado pelo…

3 horas ago