A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) publicou nota nesta sexta-feira (24) sobre a ida do senador Chico Rodrigues (PSB) à Terra Yanomami na última segunda-feira (20).
Conforme a nota, a Funai disse que recebeu com preocupação a noticia. E, disse também que ela aconteceu sem comunicação prévia e sem noticias sobre a programação o que vai de desacordo com com a Portaria Conjunta e também com a aprovação dos indígenas.
Do mesmo modo, a Funai disse que recebeu cartas da Hutukara Associação Yanomami (HAY), da Urihi Associação Yanomami (UAY) e Conselho Indígena de Roraima (CIR) sobre o deslocamento do parlamentar. Assim, a Funai comunicou o Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Além disso, solicitou para que ocorra o aviso de entrada nas terras indígenas no congresso.
Relembre
O senador Chico Rodrigues visitou a Terra Indígena e assim foi muito criticado por organizações que representam indígenas. Ele é o presidente da Comissão Temporária sobre a situação dos Yanomami. Os senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (PP) também estão na comissão.
“indesejada e desrespeitosa”
A Urihi Associação Yanomai divulgou nota onde avaliou a visita de Chico Rodrigues na região como “indesejada e desrespeitosa”.
“Na manhã desta segunda, lideranças tradicionais da região do Surucucu foram surpreendidos com a visita indesejada e desrespeitosa do senador Chico Rodrigues […] Não aceitamos a presença destes transgressores dentro do nosso território sagrado. Nosso protocolo de consulta deve se consultado e respeitado, mediante ações, decisões e visitas que podem afetar os direitos da população Yanomami”, ressaltou.
A entidade ainda relembrou a fala do senador durante entrevista na última semana, onde chamou indígenas Yanomai de “primitivos“.
“Ao ser entrevistado, o senador Chico Rodrigues utilizou um termo racista e pejorativo, ao se dirigir a população Yanomami como ‘índios primitivos’”, disse.
Organizações pedem afastamento de senadores
Por fim, após repercussão da eleição que determinou a composição da Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami, várias organizações de representação indígena repudiaram a presença dos senadores Chico Rodrigues, Mecias de Jesus e Hiran Gonçalves por serem “favoráveis à mineração ilegal”.
Fonte: Da Redação