Roraima ficou em último lugar entre os 27 estados brasileiros no Ranking de Competitividade em Segurança Pública. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2).
O resultado é de pesquisas realizadas pelo Centro de Liderança Pública (CLP) por meio do Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta que reúne dados para ajudar gestores a diagnosticar problemas.
Em Roraima, o estudo avaliou de forma negativa pontos como segurança pessoal, mortalidade no trânsito, segurança patrimonial, entre outros. Além disso, em questões como mortes a esclarecer e qualidade de informação de criminalidade, o estado recebeu nota zero.
Vale lembrar que em julho de 2022, o Anuário de Segurança Pública apontou que Roraima é o pior Estado quando se trata de fornecimento de informações. Dessa forma, Roraima ficou em 27º lugar na qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais.
Veja as notas dos indicadores:
- Qualidade de informação de criminalidade – 0;
- Mortes a esclarecer – 0;
- Atuação do sistema de Justiça Criminal – 33.87;
- Segurança pessoal – 39.71;
- Mortalidade no trânsito – 47.84;
- Morbidade no trânsito – 51.74;
- Segurança patrimonial – 51.78;
- Déficit carcerário – 74.25;
- Presos sem condenação – 83.54.
Outros dados sobre segurança pública em RR
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostraram dados alarmantes sobre Roraima nos últimos anos. Por exemplo, o número de casos de mortes violentas registrados em Roraima em 2021 foi de 232. Então, comparando com 2020, o número é 5,8% maior.
A pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública utiliza dados fornecidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Civil. Nessa categoria, o Fórum avalia o número de mortes em casos como latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.
Estima-se assim que, em 2021, a taxa no estado foi de 35,5 mortes a cada 100 mil habitantes. Em 2020, essa taxa de mortes era de 33,6 a cada 100 mil habitantes.
Ao contrário de Roraima, os índices de mortes violentas no Brasil caiu 6,5% em relação ao ano anterior, registrando assim quase 3 mil mortes a menos.
Estupros
Além disso, Roraima registrou a segunda maior taxa do país em casos de estupros de mulheres e meninas no primeiro semestre de 2022.
Conforme as informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Roraima ficou atrás somente da Paraíba, que ocupou a 1ª posição com 110,3%.
Violência contra mulheres em Roraima
Da mesma forma, em julho do ano passado, a reportagem também divulgou dados referentes a taxa de homicídios. Dessa forma, Roraima teve a taxa de 8,3 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes em 2021.
Além disso, o documento apontava que o estado teve a segunda maior taxa de violência doméstica e quase dobrou o número de estupros de vulneráveis em comparação a 2020.
Fonte: Da Redação