Uma grande parte de coisas que nos acontecem na vida, são frutos de nossas próprias escolhas. Algumas conseguimos mudar. Por outro lado, várias outras não. Existem escolhas que basicamente acontecem como se estivéssemos ligados no “piloto automático”. Ou seja, fazem parte da rotina diária, as quais, também, trazem consequências boas ou más.
Lembremos que é por meio de nossas palavras, ações, bem como pensamentos que temos a possibilidade de escolher. E, ao fazer uma escolha, temos a oportunidade de mudar muitas coisas. Além disso, também, devemos nos atentar que toda escolha traz responsabilidades. E quanto mais nos tornarmos conscientes de nossas escolhas e das consequências delas, mais seremos capazes de criar um ambiente positivamente favorável para nós e para os outros.
Ao longo da vida iremos nos deparar com diversas escolhas que teremos que fazer. As quais nos levam a caminhos distintos, diversos e, muitas vezes desconhecidos. Essas escolhas começam já na infância e vão ficando cada vez mais complexas, conforme nos tornamos adultos.
Fazer escolhas é tomar decisões em direção a um caminho determinado. É saber que teremos as consequências dessa determinada “rota” escolhida, que pode ser algo de bom ou não. O fato é que seremos afetados diretamente por isso. Podendo atingir somente a nós mesmos ou a terceiros também, nos deixar felizes ou infelizes, satisfeitos ou insatisfeitos.
Consequências
B.F. Skinner, um grande estudioso da ciência do comportamento, nos diz que “somos modificados pelas consequências de nossas ações no mundo, pois agimos e nos comportamos nele”. Quando as escolhas que fazemos em um dado momento das nossas vidas surte o efeito que desejávamos, isso nos impele a nos mantermos nesse caminho. Ou seja, iremos continuar selecionando as mesmas escolhas, porque somos reforçados positivamente.
Por outro lado, quando as escolhas não acontecem como planejamos, desistir de continuar tentando não é uma saída inteligente. Em especial, se já avaliamos que tal escolha irá impactar positivamente nossas vidas e a de terceiros. Mas sim repensar as estratégias de como podemos melhorar essa escolha.
Influências
As escolhas sempre estão fortemente influenciadas pelo mundo em que vivemos, pelos medos, inseguranças, incertezas. Enfim, influências das mais diversas ordens. Como por exemplo a família, escola/faculdade, valores morais e religiosos, economia/dinheiro, ambiente de trabalho, relacionamentos amorosos e/ou sociais, podendo afetar nossas escolhas de forma direta ou indireta.
As consequências das nossas escolhas podem ser permanentes ou não. No entanto, nos afetam de forma direta. Em alguns casos até imediatamente. Por sua vez, muitas de nossas escolhas quando já saímos da infância, são frutos de nossas vivências, de como percebemos as coisas ao nosso redor, como as avaliamos e, de como nos comportamos diante das oportunidades que essas escolhas nos trazem dentro do contexto e da cultura na qual estamos inseridos.
O que precisamos ter em mente e no coração é que nossas escolhas devem fazer sentido. Elas devem estar alinhadas com o que acreditamos e com o que queremos para nós mesmos e para os outros também. Afinal, não vivemos sozinhos no mundo. E o que escolhemos impacta a todos que estão ao nosso redor.
Indecisões
Ao mesmo tempo em que fazer uma escolha exige responsabilidade, também se torna um grande sofrimento para muitos. O que leva a indecisões e na incapacidade de orientar as decisões. E, ao contrário do que os indecisos pensam, também traz consequências boas ou más.
Aprenda a lidar com as consequências de suas escolhas e a forma como ela refletirá na sua vida. É interessante perceber como, atualmente a maioria das pessoas tem grande dificuldade para lidar com as consequências de suas escolhas. Por isso, analise com calma antes de efetivar uma escolha. Pois as consequências virão. E isso ninguém poderá mudar.
“Os homens agem sobre o mundo, modificando-o e são, por sua vez modificados pelas consequências de sua ação. ” ( B. F. Skinner)
Hismayla Pinheiro é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda semana, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131