Uma equipe de policiais militares de Roraima ficou detida pela Guarda Nacional da Venezuela em Santa Elena de Uairén na fronteira com Pacaraima. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (24).
Os quatro policiais são do Grupamento de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro). Conforme informações, eles seguiam um veículo quando então passaram a linha de fronteira. Assim, teriam passado para o lado onde fica a comunidade indígena Santo Antonio.
Repercussão
Vários vídeos circularam na internet na tarde de hoje. Em um deles, o militar venezuelano explica aos brasileiros que eles não podem invadir o território do País vizinho. Ressaltou ainda que, se os militares venezuelanos fizessem isso no Brasil, também seriam demandados. Além disso; o guarda nacional disse que os PM’s estão também violando a lei da Venezuela.
Além disso, em uma das imagens os policiais brasileiros estão detidos no Quartel Cel. Hermenegildo Mujica Ramos. Em outras, os populares reclamaram da presença deles na comunidade indígena.
Medidas
Assim, a reportagem entrou em contato com a Polícia Militar de Roraima (PMRR) e pediu mais esclarecimentos sobre o ocorrido. Por meio de nota, a polícia disse que está tomando a medidas necessárias para a liberação dos policiais. E, que a liberação iria “ocorrer de forma pacífica e diplomática.”
Por fim, disse também que só será possível entender o ocorrido após a liberação da guarnição. E que ela poderá assim, contar os detalhes do incidente que resultou na detenção dos agentes.
Fonte: Da Redação