Em processo de elaboração da nova versão do Plano Diretor Municipal (PDM), a Prefeitura de Boa Vista conclui mais uma etapa deste processo com o encerramento das reuniões comunitárias nessa sexta-feira (31). Todos os 60 bairros da cidade foram incluídos nas reuniões ao longo da semana e a população pôde contribuir na revisão deste instrumento fundamental para o desenvolvimento urbano do município.
As duas últimas reuniões dessa sexta-feira aconteceram na Escola municipal Maria Teresa Maciel Da Silveira Melo, no bairro Jardim Floresta. E contou com a participação de moradores dos bairros Jardim Floresta, Aeroporto, Caranã, Cauamé e Tancredo Neves. E, do mesmo modo, no bairro Pedra Pintada com a participação dos moradores do Said Salomão, Monte Cristo e Loteamento Monte das Oliveiras.
O PDM é um instrumento que define as diretrizes para o uso do solo e as políticas públicas que o poder público deve adota para garantir o crescimento ordenado da cidade e promover o bem-estar da população.
Participação dos moradores
Durante as reuniões comunitárias, os cidadãos boa-vistenses tiveram a oportunidade de participar ativamente. Discutindo, assim, temas como mobilidade urbana, habitação, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Foi o caso da professora Celina de Assis, do bairro Tancredo Neves, que classificou a iniciativa da Prefeitura como importante. No encontro ela propôs ideias para transformar a Praça Mané Garrincha em um centro cultural.
“É importante ouvir as pessoas, pois elas sabem o que a cidade precisa. Eu por exemplo, trouxe várias ideias que vão transformar a Praça Mané Garrincha em um centro cultural. E que vai atrair mais pessoas para aquele local” disse.
O professor, Filipe dos Santos Paixão, do bairro Said Salomão, também destacou a questão da oportunidade que a prefeitura dá ao cidadão. “É fundamental a Prefeitura dar este espaço de diálogo com a população, ainda mais destes bairros novos e que cresceram muito. Ouvir essas pessoas é fundamental para implementar as políticas públicas”, pontuou.
Os encontros, abertos a toda a população, contaram com a presença de técnicos da Prefeitura, bem como de especialistas em planejamento urbano. Com o fim das reuniões comunitárias, a Prefeitura irá compilar as contribuições da população e utilizar essas informações para elaborar a nova versão do Plano Diretor Municipal.
A expectativa é que o documento seja finalizado ainda neste ano e, a partir de então, possa ser implementado para orientar o desenvolvimento da cidade nos próximos anos.
Fonte: Da Redação